Notícias • Publicado a 18, Março de 2018

Bombeiros dos Açores responderam a 33 mil ocorrências em 2017

O Secretário Regional da Saúde destacou, na Graciosa, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros dos Açores na resposta em operações relacionadas com fenómenos naturais, assistência em saúde, incêndios e acidentes industriais e tecnológicos.

“A história recente do arquipélago dos Açores sublinha a importância dos nossos bombeiros, não só no combate aos incêndios, mas também como força avançada de intervenção nas situações de emergência ou de catástrofe”, salientou Rui Luís, que falava sábado nas comemorações do 37.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.

Na sua intervenção, o titular da pasta da Proteção Civil revelou que, em 2017, foram acionados no arquipélago 39.700 meios para dar resposta a cerca de 33 mil ocorrências.

Rui Luís enalteceu a participação do corpo de bombeiros da Graciosa no exercício 'Açor 2017', promovido pelo Comando Operacional dos Açores, onde o seu desempenho foi alvo de elogios por parte do Comandante Operacional dos Açores e do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

“A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa apresenta uma eficaz capacidade de resposta às necessidades dos Graciosenses nas suas variadas áreas de intervenção”, frisou.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, fundada a 17 de março de 1981, conta atualmente com 46 elementos, tendo acudido no último ano a 446 ocorrências.

Rui Luís salientou ainda a formação que tem sido levada a cabo nesta ilha, e em toda a Região, referindo as ações realizadas em 2017 envolvendo mais de 900 bombeiros, bem como outras ações dirigidas a outros agentes da sociedade civil.

“O Governo dos Açores tem apostado cada vez mais numa verdadeira cultura de Proteção Civil, que necessariamente tem de envolver toda a nossa população, começando, principalmente, por todos os agentes de Proteção Civil, como é exemplo o Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, uma iniciativa que teve lugar aqui, na ilha Graciosa, no dia 15 de março“, afirmou.

Esta formação visa criar uma maior e melhor articulação entre o serviço regional e os serviços municipais de Proteção Civil.