Foi celebrado um protocolo entre a Secretaria Regional da Solidariedade Social e Secretaria Regional da Saúde com a Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores, que garante aos bombeiros acesso prioritário aos lares de idosos e às unidades de internamento e equipas domiciliárias que integram a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados.

 

CORPOS DE BOMBEIROS

No dia 1 de abril de 2016, o Corpo de Bombeiros do Faial participou num exercício destinado a testar o plano de emergência da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, envolvendo 18 operacionais e seis veículos de socorro.

DESPACHOS SRPCBA

Foi publicado o Despacho n.º 352/2016 de 26 de Fevereiro de 2016

Regulamento dos cursos de formação de ingresso, acesso e formação especializada nas carreiras de oficial bombeiro, bombeiro e bombeiro especialista

CORPOS DE BOMBEIROS

Corpo de Bombeiros da Ribeira Grande irá participar, à semelhança dos anos anteriores, na IV Feira da Segurança Infantil, uma organização da Esquadra da PSP da Ribeira Grande, com o tema " Fuga em caso de emergência".

Nos dias 25 a 29 do corrente irão passar naquele espaço 725 alunos.

CORPOS DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros da Ribeira Grande irá participar, no mês de novembro, nos seguintes simulacros:

Dia 18 - 12h00 - Escola Básica de Santa Bárbara

Dia 20 - 10h00 - Central Termoelétrica do Caldeirão

Dia 30 - 10h00 - Fromageries Bel Portugal 

DESPACHOS SRPCBA

Foi publicado o Despacho SRPCBA n.º 18/2015, referente à nomeação da estrutura de comando dos corpos de bombeiros voluntários e mistos, não pertencentes aos municípios.

LEGISLAÇÃO

Foram publicadas, em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, a Portaria N.º 133/2015, de 16 de Outubro, que aprova o regulamento das carreiras de oficial bombeiro, bombeiro e bombeiro especialista e a Portaria N.º 134/2015, de 16 de Outubro, que aprova o modelo do cartão de bombeiro dos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores.

INSPEÇÃO DE BOMBEIROS

Os elementos da Equipa Operacional da IB ministraram, nos dias 7 e 8 de outubro de 2015, uma ação de treino de combate a incêndio destinada a elementos da SAAGA, no Centro de Formação do SRPCBA, promovida pelo SRPCBA.

O treino incidiu em cenários de fecho de válvulas de GPL e estabelecimentos de linhas, extinção de incêndio em simulador de tanque e busca e salvamento urbano com extinção de incêndio.