Notícias • Publicado a 24, Fevereiro de 2017

SRPCBA assinala Dia Mundial da Proteção Civil com várias atividades

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, como já é habitual, irá comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, no próximo dia 3 de março, através da realização de diversas atividades de sensibilização e informação junto das escolas do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da ilha Terceira e de grupos da terceira idade.

Esta iniciativa, também aberta à população em geral, contará com a participação dos vários agentes de proteção civil regionais, através de espaços com demonstrações e ações dinâmicas sobre cada uma das suas áreas de ação.

Para além das várias divisões do SRPCBA, nomeadamente, de Planeamento, Operações e Avaliação de Risco, de Prevenção, Formação e Sensibilização e de Segurança Contra Incêndios, a iniciativa irá contar também com a participação dos corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, serviços municipais de proteção civil dos dois concelhos da ilha Terceira, assim como com a Cruz Vermelha Portuguesa, PSP, GNR, Exército e Capitania.

Além destas, juntam-se ainda alguns departamentos governamentais, como a Direção Regional da Saúde, através de uma equipa de Saúde Escolar, a Direção Regional do Ambiente, Direção Regional dos Recursos Florestais e a Direção Regional da Habitação. O projeto “Haja Saúde”, da Casa do Povo de Santa Bárbara, também marcará presença nesta iniciativa.

Pelas 09h30 está prevista a chegada e receção de mais de 400 crianças, começando as atividades nas várias bancas pelas 10h00, hora em que o Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, também irá visitar o serviço e as atividades envolvidas. Às 11h00 está agendada uma demonstração da Equipa Cinotécnica da PSP e às 11h30, da GNR. As mesmas atividades repetem-se durante a tarde.

Enquadrado ainda neste dia que assinala a efeméride, o Museu dos Corpo de Bombeiros de Angra do Heroísmo estará disponível para visitas, assim como o navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, NRP Viana do Castelo, no Porto das Pipas, caso as condições meteorológicas o permitam.

O Dia Mundial da Proteção Civil assinala-se oficialmente a 1 de março, dia em que entrou em vigor a Constituição da “Organização Internacional de Proteção Civil”, numa iniciativa que visa atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a promoção de uma cultura de segurança.