Notícias • Publicado a 09, Março de 2015

Proteção Civil assina protocolo com Ordem dos Psicólogos

 

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinou um protocolo de colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses que define as condições gerais aplicáveis à intervenção de psicólogos na área da Proteção Civil e Emergência.

O documento, assinado na sede do SRPCBA, em Angra do Heroísmo, visa o estabelecimento de “uma parceria que vem no seguimento do trabalho continuado que a Proteção Civil tem vindo a desenvolver no âmbito da intervenção psicossocial e na importância dos psicólogos em algumas missões", referiu José Dias, presidente do SRPCBA.

"Temos sempre a preocupação com a população em situações que envolvam componentes psicossociais fortes, como é o exemplo de catástrofes, e nesse sentido queremos estar cada vez mais preparados para assistir os Açorianos", afirmou.

"Não nos podemos esquecer do fator emocional que essas situações provocam na população açoriana e, por essa razão, temos vindo a apostar em cursos de intervenção psicossocial", acrescentou José Dias, salientando que, desde 2012, já foram ministrados cursos de nível I, II e III nessa área.

O Protocolo de Colaboração, assinado na última 6ª feira, 6 de Março, é o primeiro passo de uma parceria que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores pretende desenvolver com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.