Notícias • Publicado a 03, Outubro de 2017

Carlos Neves afirma que “a formação em suporte Básico de vida pode ser determinante para salvar uma vida”

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores destacou ontem, a importância da formação na área de Suporte Básico de Vida, por “permitir ter uma rápida atuação em situações de paragem cardiorrespiratória, o que pode ser determinante para salvar uma vida até que chegue o apoio diferenciado”.

Carlos Neves falava na abertura do Mass Training em Suporte Básico de Vida realizado ontem no Clube Musical Angrense que assinalou o Dia Mundial do Coração e que teve como público-alvo treinadores e dirigentes de várias associações e clubes desportivos da ilha Terceira.

Para o presidente do SRPCBA, este tipo de ação é recomendada a todos os cidadãos e não só aos profissionais da saúde. “Organizar este Mass Training em Suporte Básico de Vida tem como primordial objetivo preparar os dirigentes, treinadores e agentes desportivos a recuperar para a vida as vítimas de paragem cardíaca e respiratória”.

“A probabilidade de sobrevivência e recuperação nestas situações depende da capacidade de quem presencia o acontecimento, em saber como pedir ajuda e iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida”, disse.

“Consideramos, por isso, que esta iniciativa é de extrema importância, especialmente para os dirigentes desportivos e treinadores que diariamente acompanham os cidadãos no âmbito da sua atividade desportiva, de modo a prepará-los com competências práticas que lhes permitam atuar numa paragem cardiorrespiratória”, acrescentou Carlos Neves.

O evento contou com a participação de 80 formandos de 16 diferentes clubes desportivos e entidades públicas como o Serviço de Desporto da Terceira, Direção Regional do Desporto e Gabinetes de Desporto das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

O Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) é uma ação de elevada componente prática, onde os formandos têm oportunidade de adquirir competências que possibilitam uma correta atuação perante uma vítima, iniciando as manobras de Suporte Básico de Vida até chegar ajuda diferenciada.

Durante 4 horas, os participantes treinaram conteúdos relacionados com o algoritmo básico de vida, compressões e insuflações e a posição lateral de segurança, de forma a adquirirem competências sobre os procedimentos adequados a adotar perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

Durante o ano de 2017, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores realizou um total de 19 Mass Trainings destinados às Escolas Básicas e Integradas e Escolas Secundárias da Região Autónoma dos Açores, abrangendo um total de 695 participantes.

Até ao final de 2017 está previsto organizar ainda duas ações de Mass Training em SBV, uma em outubro, destinada a 70 escuteiros, integrada na atividade JOTA/JOTI, outra em novembro destinada ao tecido empresarial e a todas as entidades que, no âmbito das suas atividades, contactam com o público.

Em 2018, o SRPCBA pretende levar esta iniciativa a todas as ilhas dos Açores, começando pelos agentes desportivos e estendendo-a gradualmente a todos os serviços e entidades que têm grande contacto com o público. “A intenção é que a 29 de setembro de 2018 esta ação atinga o auge com a realização de um Mass Training em simultâneo nas nove ilhas dos Açores”, afirmou Carlos Neves.

GaCS/ SRPCBA