Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 25, Outubro de 2017

Proteção Civil participou no Exercício Açor 2017

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores participou no Exercício Açor. Este exercício do Comando Operacional dos Açores (COA) teve como objetivo principal testar a capacidade de resposta do COA no apoio a operações de proteção civil.

O exercício, que decorreu de 19 a 24 de outubro na ilha Graciosa, contou com a participação do corpo de Bombeiros Voluntários daquela ilha, assim como com o apoio dos Corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo, Velas e Calheta de São Jorge, para além de vários elementos operacionais do SRCPBA.

O Exercício Açor consistiu na simulação de um sismo que atingiu a ilha Graciosa, provocando derrocadas e colapsando estruturas frágeis, tornando-se necessário solicitar o apoio das forças armadas para o socorro à população.

Foram também injetadas diversas ocorrências que permitiram ao SRPCBA testar o sistema de comunicações (RITERAA) e aos corpos de Bombeiros testar as suas valências nas áreas de Salvamento em Grande Ângulo e Busca e Resgate em Estruturas colapsadas.

Este exercício resultou num grande êxito no âmbito das operações de proteção civil, tendo o Senhor General, Amândio Mirando, Comandante Operacional dos Açores elogiado o trabalho e espirito de missão das corporações de bombeiros envolvidas neste exercício.

Deste modo, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores vem dar os parabéns e publicamente demonstrar o seu reconhecimento e enaltecer a disponibilidade e espírito de missão patenteados pelas corporações de Bombeiros de Santa Cruz da Graciosa, de Angra do Heroísmo, da ilha Terceira, das Velas e Calheta de São Jorge, que pelo seu desempenho muito dignificaram e elevaram a imagem dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores.

SRPCBA