Notícias • Publicado a 15, Novembro de 2017

Rui Luís anuncia revisão do modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros

O Secretário Regional da Saúde anunciou ontem, na Horta, a criação de um grupo de trabalho para elaborar o levantamento das necessidades e da realidade financeira das associações humanitárias de bombeiros voluntários nos Açores.

“Este grupo terá por missão propor um novo modelo de financiamento que agregue não só as responsabilidades do Governo Regional, mas também de outras entidades como, por exemplo, os municípios, que têm um papel fundamental ao nível da proteção civil municipal”, afirmou Rui Luís.

O titular da pasta da Proteção Civil, que falou aos jornalistas após ter sido ouvido pela Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa, salientou que o novo modelo deverá estar concluído no próximo ano.

O grupo de trabalho, com um mandato de seis meses, é coordenado pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e está encarregue de elaborar relatórios trimestrais e um relatório final da sua atividade.

Deste grupo fazem parte o Presidente da Federação de Bombeiros dos Açores, representantes da Associação de Municípios dos Açores, das direções regionais dos Transportes e da Saúde, e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Os investimentos neste setor para o ano de 2018 atingem cerca de sete milhões de euros e preveem, além dos apoios às associações de bombeiros, verbas destinadas a infraestruturas, equipamentos e viaturas.

“As ações de formação e sensibilização dos profissionais e da população são outra área fundamental de investimento a que iremos dar prioridade, tendo em conta a realidade peculiar dos Açores ao nível das condições climatéricas e sismológicas”, sublinhou Rui Luís.

GaCS/MS