Notícias • Publicado a 11, Fevereiro de 2018

Atividade sísmica na ilha de São Miguel verifica uma ligeira tendência de diminuição

Após um ponto de situação efetuado com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o SRPCBA informa o seguinte:

A atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel mantém-se acima dos valores de referência. Contudo, nas últimas horas têm-se verificado uma ligeira tendência de diminuição no número de eventos registados e na sua magnitude.

Desde as 23h47m (hora local nos Açores) foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

De acordo com a informação recolhida, foram sentidos pela população até ao momento cerca de 28 eventos, o mais forte dos quais ocorreu às 06h18 (hora local), com magnitude 3,1 (Richter), e foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada.

O último evento sentido foi registado às 11h25 (hora local). Na generalidade, os eventos têm sido sentidos numa faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte.

O SRPCBA continua a acompanhar o evoluir da situação, através do contacto permanente com o CIVISA, emitindo novos comunicados caso necessário. 

Enquanto se mantiver a atividade sísmica acima dos valores de referência, o SRPCBA manterá todos os agentes de proteção civil de prevenção.