SRPCBA

Presidente do SRPCBA destaca empenho dos agentes envolvidos no exercício ’Vigia’, em São Jorge

  • 14, Maio de 2018

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) destacou a excelente interligação entre as várias entidades e um forte empenho de todos os agentes envolvidos no exercício 'Vigia 2018', que decorreu no concelho das Velas, em São Jorge.

"Constatou-se uma grande capacidade de coordenação entre todos os agentes que participaram no exercício, que patentearam um grande profissionalismo em todas as ações executadas no decorrer do exercício", afirmou Carlos Neves.

Num balanço final, o Presidente do SRPCBA  frisou ainda o facto de o exercício, para além de testar a resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil em situações de acidente multivítimas, serviu ainda para que exercitassem e melhorassem as suas competências no socorro à população.

Neste exercício foi utilizado o cenário de um acidente rodoviário entre um autocarro de turismo, com passageiros de várias nacionalidades, e uma viatura ligeira, sendo colocadas em prática ações de socorro e triagem, atividades de desencarceramento, salvamento em grande angulo e buscas.

O 'Vigia 2018', segundo Carlos Neves, serviu ainda para "testar os Planos Municipais de Emergência dos concelhos das Velas e da Calheta, que foram ativados durante o exercício e contribuíram para o sucesso do simulacro".

O exercício decorreu durante a tarde de sábado, na estrada de acesso à Fajã do Ouvidor, em São Jorge, tendo contado com cerca de 40 voluntários que interpretaram o papel de vítimas.

A iniciativa envolveu a participação de elementos dos corpos de bombeiros das Velas e da Calheta, Serviços Municipais de Proteção Civil, Direção Regional da Saúde e Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, Instituto de Segurança Social dos Açores, PSP, GNR e Autoridade Marítima.

GaCS/SRPCBA

Imprimir