Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 15, Junho de 2018

Conselho Regional de Bombeiros reuniu no Faial para analisar desafios futuros

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que o novo modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros e a regulamentação das condições de trabalho das corporações são pilares das políticas de Proteção Civil para 2018.

“É necessário um modelo de financiamento que dê estabilidade às associações e, por outro lado, a alteração da regulamentação torna-se necessária para as condições de trabalho dos bombeiros, de forma a que esta também possa ser atrativa para novos voluntários aderirem a esta nobre causa”, salientou Rui Luís, que falava à margem da reunião do Conselho Regional de Bombeiros.

O titular da pasta da Proteção Civil adiantou que o grupo de trabalho que está a estudar o modelo de financiamento das associações apresentará em breve uma proposta concreta, recordando que este grupo de trabalho envolve, entre outros, a Federação de Bombeiros e os municípios.

“Temos outro desafio importante, que é o fechar do ciclo de construções com o início da construção do novo quartel de bombeiros da Povoação e da Horta”, frisou Rui Luís.

O encontro que hoje se realizou na Horta destinou-se a fazer um balanço da atividade de 2017 e uma reflexão sobre os desafios que se colocam às associações de bombeiros.

A aquisição de equipamentos e os investimentos em infraestruturas também estiveram em análise neste Conselho Regional de Bombeiros, durante o qual os representantes das associações e comandantes também analisaram o regulamento de funcionamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida, bem como a portaria sobre o transporte terrestre de doentes, que irá sofrer um aumento durante este ano.

Neste encontro de auscultação aos parceiros da Proteção Civil participaram 40 representantes de todas as associações humanitárias e comandos de bombeiros dos Açores.

O Conselho Regional de Bombeiros é um órgão consultivo que reúne uma vez por ano, sendo constituído pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Federação de Bombeiros dos Açores e pelos representantes e comandantes das Associações Humanitárias de Bombeiros.