Clubes de Proteção Civil • Escola Básica Integrada de Angra do Heroismo • Publicado a 29, Junho de 2015

DIA MUNDIAL DA PROTEÇÃO CIVIL

No dia 26 de fevereiro de 2015, a turma do 5.º2 participou numa visita de estudo à sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), para celebrar o Dia Mundial da Proteção Civil. Foram as nossas senhoras professoras de Cidadania, Rafaela Araújo e Sandra Gomes quem nos inscreveram.

Quando chegámos à sede do Serviço Regional de Proteção Civil, começámos por ir ver um semi-rígido e o senhor bombeiro explicou para que este servia. Gostei muito de ouvir a explicação e também de estar dentro do semi-rígido.

Às 11horas assistimos a uma demonstração da Freida, uma cadela farejadora da Guarda Nacional Republicana (GNR). Foi muito interessante a demonstração! A cadela era esperta, ágil e gostava de brincar.

De seguida, fomos visitar a secção da Polícia de Segurança Pública (PSP). O senhor polícia disse que podíamos entrar no carro. Foram dois à frente e três atrás. Os da frente podiam ligar a sirene do carro e também podiam ligar e falar pelo altifalante.

Depois visitámos a Autoridade Marítima, onde nos foi explicado os instrumentos que os senhores polícias da marinha usam para salvamento e tinham lá uma balsa em exposição.

Também estivemos no estúdio móvel (rádio militar) da Força Aérea Portuguesa (FAP), onde visualizámos filmes das missões realizadas no nosso arquipélago. Dentro do estúdio existia uma exposição de coletes salva-vidas.

Por último, fomos visitar a tenda de alojamento de desalojados, do Regimento de Guarnição1 (RG1). Nesta tenda vimos umas camas onde nos deixaram deitar e também vestimos uns casacos de cor verde e que eram bem quentinhos! Pertencendo ainda ao Regimento de Guarnição1 (RG1), visitámos ainda uma tenda que pretendia representar um local de confeção de refeições para os desalojados. Aqui, ofereceram-nos um cachorro quente e um sumo. Estavam uma delícia! Também vimos um exemplo de uma ração de combate.

Foi sem dúvida uma visita de estudo interessante, lúdica e, ou mesmo tempo, informativa, pois aprendemos e relembrámos medidas a tomar, principalmente em casos de emergência e de segurança.

Abel Teixeira e Ana Lote
5.º 2