Projeto

Clubes de Proteção Civil

Programa de sensibilização pública do SRPCBA que tem um enquadramento natural no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente "clubes" escolares.

O programa de conteúdos para um clube escolar de segurança e prevenção de riscos naturais e tecnológicos propõe às escolas um conjunto de recursos informativos e formativos que contribui para a aquisição de competências específicas no quadro da proteção civil, e que motiva ações integradas neste domínio.

Apelando ao envolvimento da comunidade pretende-se, através de diversas atividades, levar à descoberta do sistema de proteção civil, dos principais riscos a nível local, e as respetivas medidas de autoproteção.

A ESCOLA, para além de espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui fator de integração na sociedade e vetor de formação do futuro cidadão, interveniente e responsável. Na preparação do aluno para a vida ativa e para o exercício de cidadania, emerge nos currículos escolares, com crescente importância, um conjunto de competências em diversas áreas: saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, direitos, consumo e segurança.

É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito de prevenção e autoproteção. Competências que contribuam para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados face a acidentes graves ou catástrofes que as populações possam vir a enfrentar.

Foram implementados Clubes de Proteção Civil em todas as escolas da RAA, abrangendo cerca de 28.200 alunos.

Destinatários

Alunos do 2.º e 3.º Ciclo