Escola Básica e Secundária da Graciosa

Escola Básica e Secundária da Graciosa

Equipa

Coordenador do Clube

Vera Mónica da Silva Alves Teixeira Bettencourt

Estrutura

O Clube de Proteção Civil é um projeto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores implementado nas escolas do arquipélago no âmbito da Prevenção e Sensibilização das populações.

Na escola, o clube é gerido pelo seu professor responsável, com a necessária colaboração do Órgão de Gestão da escola e da chefe dos assistentes operacionais.

O professor responsável procurará motivar os alunos que demostrem interesse em fazer parte do Clube de Proteção Civil da Escola, para desenvolverem e/ou colaborarem nas atividades a desenvolver pelo clube.

Objetivo

A Proteção Civil diz respeito a todos, e como tal todos devem conhecer os riscos a que estamos sujeitos e as medidas de proteção mais eficazes, importantes de seguir, e que visam a salvaguarda da nossa vida e a dos nossos próximos.

Na escola, os alunos devem assim desenvolver a consciência de que os riscos são reais e cada um de nós deve preparar-se o melhor que possa para uma eventual situação de perigo.

O Clube de Proteção Civil, visa, essencialmente, a sensibilização da comunidade escolar, e com ela, da comunidade em geral, para o melhor conhecimento dos vários riscos a que todos estamos sujeitos e o estimular da mesma para que tenha sempre presente os procedimentos a e desenvolver em cada situação de risco.

Plano de Atividades

  • Promover a concretização das atividades de prevenção e sensibilização da Proteção Civil dos Açores, na escola.
  • Distribuir pela comunidade escolar, panfletos do SRPCBA para dar a conhecer as características dos vários riscos naturais, ou proporcionados pela ação humana, a que todos estão sujeitos, bem como as formas de atuação mais indicadas em cada situação;
  • Visitar as instalações da Proteção Civil da Ilha;
  • Realizar um ou mais simulacros de incêndio;
  • Realizar um ou mais simulacros de sismo;
  • Comemorar o Dia Internacional de Proteção Civil;
  • Promover sessões de esclarecimento e sensibilização sobre a missão dos vários agentes da Proteção Civil na ilha sobre os seguintes temas: Riscos Naturais e Medidas de autoproteção; Suporte Básica de Vida; Trabalho dos bombeiros (Bombeiros); Importância das policias (PSP e ou GNR) - segurança rodoviária; Competências da unidade de saúde (Saúde Escolar e Unidade de Saúde).
  • Kahoot's didáticos.  

Multimédia

Documentos