Notícias • Publicado a 19, Setembro de 2018

Presidente do SRPCBA afirma que exercícios de salvamento permitem melhor preparação e aptidão para missões de emergência

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse hoje que o exercício ASAREX18 vai permitir que, “através de um trabalho conjunto”, os agentes de Proteção Civil, as Forças Armadas e as forças de segurança “estejam mais preparados e mais aptos para qualquer missão de emergência no futuro”.

Carlos Neves, que falava, em Ponta Delgada, na apresentação do exercício de busca e salvamento organizado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, destacou a importância deste treino na medida em que a dimensão atlântica dos Açores "obriga a um olhar atento sobre o tráfego marítimo e a sua segurança”.

O ASAREX18, que decorre até 21 de setembro, consiste no simulacro de um incêndio a bordo de um navio de passageiros da Atlânticoline, a sul da ilha de São Miguel, com a necessidade da retirada de vítimas por via área e marítima.

Este exercício pretende testar o nível de prontidão e as capacidades dos meios existentes, quer ao nível do salvamento e da segurança, quer ao nível do apoio médico.

O responsável pela Proteção Civil destacou a posição geográfica dos Açores, a área de responsabilidade de busca e salvamento e o aumento do turismo, considerando que desafiam “a ser cada vez mais exigentes nos exercícios e nas soluções em contexto de busca e salvamento”.

GaCS/AIC