Notícias • Publicado a 19, Setembro de 2018

Curso em Suporte Básico de Vida aberto à população em todas as ilhas dos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) promove, a 29 de setembro, a realização de um curso em Suporte Básico de Vida nas nove ilhas do arquipélago, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração.

Esta ação de formação, designada por 'Mass Training' em Suporte Básico de Vida, destina-se a todos os interessados, estando a participação dependente de inscrição prévia.

A inscrição, aberta a todas as pessoas com mais de 16 anos, deve ser feita através do email srpcba.dpfs@azores.gov.pt, indicando o nome, idade, profissão, email e contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 24 de setembro, estando o número de participantes limitado por ilha.

Esta formação em Suporte Básico de Vida, que consiste na realização de nove 'Mass Training' em simultâneo, abrangendo cidadãos de todas as ilhas dos Açores, visa ensinar como atuar numa paragem cardiorrespiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos, e não só aos profissionais de saúde.

Para além da população em geral, vão participar também nesta ação de sensibilização colaboradores de diversas entidades regionais, nomeadamente PSP, GNR, Escuteiros, Polícia Marítima, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e respetivos serviços de Proteção Civil, Assembleias Municipais, entre outras.

A ação, que vai decorrer entre as 14h00 e as 18h00, treina conteúdos relacionados com o Algoritmo Básico de Vida, Compressões e Insuflações e a Posição Lateral de Segurança.

Pretende-se facultar aos formandos a oportunidade de adquirir competências que possibilitem, para além dos procedimentos adequados a adotar perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória, saber a informação a transmitir ao ligar o 112 (número europeu de emergência) e, posteriormente, iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida até chegar ajuda.

GaCS/SRPCBA