Notícias • Publicado a 16, Outubro de 2018

Capacidades demonstradas pelos bombeiros no terreno e em campeonatos resultam da aposta na formação, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Praia da Vitória, que as capacidades demonstradas pelos bombeiros, no terreno e em campeonatos, resultam do investimento na formação que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem levado a cabo nos últimos anos.

“Muito se tem feito, a todos os níveis, no sentido de preparar os bombeiros da Região em termos de recursos humanos, de equipamentos, de formação e de exercícios, nas mais diversas áreas, para que a sua resposta seja cada vez melhor e mais eficaz “, frisou Rui Luís, que falava nas comemorações do 34.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, afirmando que a equipa de Trauma desta associação é exemplo disso.

“Esta equipa tem participado nos Campeonatos Regionais e Nacionais de Trauma, bem como no World Rescue Challenge, onde, em 2017, foram campeões do mundo na Roménia e, este ano, mais uma vez, estarão presentes neste evento, que terá lugar na África do Sul, representando não só os Açores, mas também Portugal”, destacou.

O titular da pasta da Proteção Civil salientou que a participação da equipa naquela competição, que se realiza a 20 de outubro, independentemente dos resultados, é um motivo de orgulho, não só para a corporação de bombeiros, como para o Governo dos Açores e para todos os Açorianos.

Na ocasião, o Secretário Regional frisou que a prontidão na resposta das corporações em momentos críticos também é demonstrativo da aposta permanente em formação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

“Este ano, no que diz respeito à formação de bombeiros especificamente, até 30 de setembro, foram ministradas 81 ações, que contaram com a participação de 722 bombeiros", adiantou Rui Luís, acrescentando que, no ano passado, em período homólogo, tinham sido realizadas 62 formações, para um total de 566 bombeiros”.

Um crescimento que também se estende às ações de sensibilização realizadas no arquipélago, que totalizam, em 2018, cerca de 340 ações para um universo de 15 mil formandos, lembrou o governante.

Na sua intervenção, Rui Luís destacou a competência do efetivo do corpo de bombeiros voluntários da Praia da Vitória, incutido em todas as missões que desempenham.

“Estamos a falar, por exemplo, da deslocação de alguns elementos desta corporação, que se prontificaram em colaborar na missão levada a cabo pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores durante a passagem do Furação Helene, à ilha das Flores para reforço dos meios no grupo Ocidental”, sustentou. 

Rui Luís assegurou ainda que o Governo dos Açores continuará a contribuir para o desenvolvimento desta e outras associações e para a valorização dos efetivos.

GaCS/MS