Notícias • Publicado a 21, Novembro de 2018

Governo dos Açores homenageia equipa dos Bombeiros da Praia da Vitória que se sagrou Vice-Campeã do Mundo de Trauma

O Secretário Regional da Saúde homenageou hoje, em Angra do Heroísmo, a equipa dos Bombeiros da Praia da Vitória que se sagrou Vice-Campeã do Mundo de Trauma, numa competição realizada, em outubro, na África do Sul.

“É justo fazer esta homenagem, bem como ao treinador, Fernando Leite. Gostaria de enaltecer e agradecer o alto desempenho que vos trouxe a este patamar e que muito tem prestigiado a Região e também o nosso país”, salientou Rui Luís.

O titular da pasta da Proteção Civil, que falava na cerimónia de entrega de louvores a Bruno Espínola e Carlos Pacheco, frisou que estes resultados são o reflexo de longos anos de formação, de treino e de missões reais.

Rui Luís destacou o facto de existirem outros bombeiros que alcançam títulos internacional num passado recente, apontando a equipa da Ribeira Grande que conquistou, em 2017, a medalha de ouro no Concurso Internacional de Manobras, na Áustria.

“É a demonstração inequívoca da qualidade dos recursos humanos afetos ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”, reforçou Rui Luís, acrescentando que “estes elementos personificam o empenho e a dedicação de todos os bombeiros dos Açores, que todos os dias trabalham para elevar os seus níveis de prontidão”.

O Secretário Regional afirmou ainda que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem vindo a reforçar a aposta na formação, estando prevista para 2019 a realização de ações na área de busca e resgate em estruturas colapsadas na sequência de sismos.

“Em 2017 realizaram-se 62 ações de formação, envolvendo 566 elementos, e, nestes meses de 2018, já foram ministradas 81 ações, dirigidas a 722 bombeiros, ou seja, houve um acréscimo de 31% nas ações de formação e de 28% nos bombeiros formados”, destacou Rui Luís.

GaCS/MS