Notícias • Publicado a 03, Dezembro de 2018

Governo Regional lança campanha de divulgação da Linha de Saúde Açores e de sensibilização para a vacinação antigripal

O Secretário Regional da Saúde lançou hoje, em Angra do Heroísmo, uma campanha de divulgação da Linha de Saúde Açores e de sensibilização para a vacinação antigripal.

“Esta campanha de prevenção contra a gripe sazonal tem por objetivo fazer com que os utentes tomem consciência de que a gripe se trata em casa e há várias soluções para isso", afirmou Rui Luís, apontando que se devem "seguir os conselhos do médico de família, seguir os conselhos da Linha de Saúde Açores e vacinar-se”.

Rui Luís realçou o aumento de 110%, entre 2017 e 2018, nas chamadas realizadas para a Linha de Saúde Açores.

“O investimento em 2018 de mais quatro enfermeiros e a introdução do acompanhamento dos utentes para constatar a evolução do seu estado de saúde fez mais que duplicar o recurso a esta linha”, frisou.

A Linha de Saúde Açores, com o número 808 24 60 24, está disponível 24 horas por dia e disponibiliza triagem e encaminhamento, assistência em saúde pública e aconselhamento terapêutico, prestado por profissionais de saúde.

Na ocasião, foi também apresentada pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores a evolução estatística do número de chamadas e os resultados de um inquérito de satisfação realizado, entre julho e setembro, aos utilizadores da Linha de Saúde Açores e da Linha de Emergência Médica.

De acordo com o relatório que resultou dos inquéritos de satisfação realizados aos utentes que telefonaram para as duas linhas, a classificação média atribuída ao atendimento foi de “muito satisfeito”.

O relatório demonstra que 85% dos Açorianos inquiridos seguiram as instruções fornecidas pelo enfermeiro e que 70% dos utentes não procurou mais nenhum tipo de ajuda ou cuidados diferenciados após a avaliação efetuada pela Linha de Emergência Médica.

Depois de terem utilizado o serviço de triagem telefónica e aconselhamento, 90% dos utentes considerariam no futuro, e numa situação semelhante, ligar primeiro para o 808 24 60 24, a dirigir-se primeiro a uma Unidade de Saúde.

Carlos Neves salientou que estes resultados “são fruto do trabalho de informação e sensibilização realizado ao longo do ano, que fez com que as pessoas tivessem mais confiança no serviço e o utilizassem com mais frequência”.

Para potenciar ainda mais a utilização deste serviço, foi lançada uma campanha de divulgação com recurso a um 'spot' a divulgar na RTP/Açores e com cartazes distribuídos nas unidades de saúde, casas do povo e autarquias.

Durante esta apresentação, foram também revelados os dados da taxa de vacinação da época gripal pelo Diretor Regional da Saúde.

A Região tem disponível 25.500 vacinas gratuitas para grupos alvo prioritários, constituídos por idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos, cidadãos institucionalizados em lares, casas de saúde ou estabelecimentos prisionais, e profissionais de saúde e bombeiros.

Tiago Lopes referiu que a taxa de cobertura vacinal tem vindo a crescer de ano para a ano.

Até ao final de novembro, já aderiram à vacinação 43,8% da população alvo, sendo aconselhável a administração até final de dezembro.

“Temos uma taxa de cobertura bastante satisfatória, até ao momento, este segundo momento da campanha será também importante para continuarmos a trabalhar preventivamente, o que não invalida tomarmos outras medidas adicionais”, afirmou o Diretor Regional.

No mesmo sentido, o Secretário Regional da Saúde adiantou que há “consultas abertas em todos os centros de saúde para atender aqueles utentes que não têm médico de família", assegurando que existem condições para "reforçar essas consultas caso seja necessário”.

GaCS/MS