Notícias • Publicado a 09, Julho de 2019

Governo Regional reforça meios de salvamento para localizações de difícil acesso

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena um suporte com roda para macas-cesto, o primeiro de três equipamentos que serão entregues a corporações de bombeiros dos Açores para “agilizar salvamentos em localizações de difícil acesso”.

Teresa Machado Luciano salientou que “a aposta nos suportes com roda para macas-cesto é um projeto piloto que, nesta fase, se desenvolverá em parceria com as associações humanitárias de bombeiros voluntários da Madalena, de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e da Povoação, em São Miguel”.

“Este é, de facto, um equipamento que facilita o trabalho dos bombeiros, num projeto que funcionará de forma experimental nestas três corporações durante sensivelmente um ano, avaliando-se posteriormente a sua aplicação noutras localizações”, referiu a Secretária Regional.

A titular da pasta da Proteção Civil realçou a “opção estratégica por estas três localizações”, por se tratar de locais que “apresentam, naturalmente, dificuldades acrescidas de acesso” e “com potencial de maior benefício da utilização deste equipamento”.

Outro dos fatores que pesou na escolha destes três locais para arrancar com o projeto foi o “aumento da procura turística que se regista nestes concelhos, com a crescente necessidade de melhor dotar estas corporações de bombeiros para darem respostas eficientes aos Açorianos e aos que nos visitam”, frisou.

A Secretária Regional apontou como principais vantagens do equipamento a sua “facilidade de manuseamento”, mas também o “facto de serem necessários menos bombeiros para efetuar os salvamentos em zonas difíceis”, o que liberta recursos para “agir, em simultâneo, em várias frentes”.

O Governo dos Açores tem vindo, ao longo dos anos, a dotar as associações humanitárias de bombeiros voluntários da Região com diversos meios de salvamento em zonas de difícil acesso, com destaque para equipamentos como as moto 4 ou os atrelados de salvamento.

“Estes novos equipamentos complementam e reforçam a aposta estratégica que o Governo dos Açores tem vindo a fazer na segurança das populações, constituindo-se como mais uma mostra da forte parceria que o Governo tem desenvolvido, ao longo dos anos, com os corpos de bombeiros da nossa Região”, afirmou a Secretária Regional.

GaCS/TM