Notícias • Publicado a 11, Setembro de 2019

SRPCBA participa em projeto europeu de preparação e de resposta à emergência em caso de erupção

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) participou como entidade colaboradora no workshop do Projeto Europeu “EVE” European Volcano Early Warning System, que se realizou de 1 a 5 de setembro na Islândia.

Este projeto tem como objetivo principal fornecer uma ferramenta rápida de previsões em tempo real, de como e quando ocorrerá uma possível erupção, com cenários previstos e respetivos impactos, permitindo uma rápida intervenção dos responsáveis da proteção civil no alerta e aviso às populações em risco.

Com uma duração de dois anos, este projeto permitirá a partilha do conhecimento entre cientistas e responsáveis da protecção civil de diferentes países europeus, possibilitando uma uniformização na preparação e resposta à emergência, bem como no estudo da atividade vulcânica.

Com o apoio financeiro da União Europeia, os resultados finais deste projeto serão cedidos livremente a todos os parceiros envolvidos, mas principalmente ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil e ao seu centro de coordenação Emergency Response Coordination Center (ERCC).

Estão envolvidos neste projeto os serviços nacionais de protecção civil de Espanha, Itália, Islândia, França, sendo os responsáveis do mesmo a Concelho Nacional de Investigação Científica de Espanha, Universidade da Islândia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade de Auvernia – Clermont e Concelho Nacional Científico de França, Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália.

A participação do SRPCBA neste projeto irá contribuir na optimização do Planeamento e resposta em situações de emergências vulcanológicas na Região Autónoma dos Açores.

Para mais informações, poderá consultar o site oficial em www.evevolcanoearlywarning.eu.

SPRCBA