Notícias • Publicado a 11, Setembro de 2019

Governo Regional congratula-se com realização do Campeonato Mundial de Trauma nos Açores em 2023

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde, que tutela a pasta da Proteção Civil, congratulou-se com a escolha, hoje anunciada, da Região para a realização do Campeonato Mundial de Trauma em 2023, que terá lugar na Praia da Vitória, ilha Terceira.

“É uma honra para os Açores receber um evento com esta dimensão. Além de trazer notoriedade ao arquipélago, demonstra que a Região reúne condições para acolher acontecimentos deste nível", afirmou a Secretária Regional da Saúde.

Teresa Machado Luciano salientou que "a realização desta competição traduz ainda o investimento e o cuidado que é colocado na formação aos corpos de bombeiros açorianos, bem como os resultados que as equipas têm alcançado a nível regional, nacional e internacional”.

O Governo dos Açores, em maio, durante a cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento, lançou o desafio à Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória para que a competição de âmbito internacional se realizasse nos Açores.

A decisão agora conhecida resulta de uma candidatura apresentada à organização do World Rescue Challenge em Portugal, tendo sido aprovada hoje, por unanimidade, por todos os países presentes na Assembleia Geral da World Rescue Organisation, que acontece anualmente durante o Campeonato Mundial de Trauma, que este ano decorre em França.

Nos Açores, a organização do Campeonato Mundial de Trauma ficará a cargo da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, com a colaboração do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Este é considerado o maior evento internacional realizado em ambiente simulado, mobilizando todos os anos centenas de participantes provenientes de vários países.

GaCS/SRS/SRPCBA