Notícias • Publicado a 13, Setembro de 2019

Presidente do SRPCBA destaca importância do curso de Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações para os bombeiros dos Açores

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) salientou esta quinta-feira, em Angra do Heroísmo, a importância que o curso de Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações tem para os elementos dos quadros de comando dos bombeiros dos Açores.

“O SRPCBA tem proporcionado, ao longo dos últimos anos, um elevado nível de formação aos comandantes e aos quadros de comando dos corpos de bombeiros”, afirmou Carlos Neves, acrescentando que “o aumento do conhecimento e das competências permite uma tomada de decisão mais adequada e uma melhor e mais eficiente gestão dos teatros de operações”.

Carlos Neves falava no encerramento do curso que decorreu no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), que contou com 19 participantes e resultou de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros.

Esta formação, que foi ministrada pela primeira vez nos Açores, teve como objetivo dotar os formandos com competências técnico-operacionais para tomarem decisões de acordo com as técnicas mais adequadas às diferentes situações.

Conceitos de comando e controlo, gestão da informação, modelos de tomada de decisão, modelo do processo de decisão operacional e práticas de decisão operacional foram alguns dos temas abordados.

Carlos Neves enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros da Região, manifestou “toda a confiança no socorro que prestam à população dos Açores” e salientou que o SRPCBA “tem feito um esforço para dar a melhor formação aos seus elementos dos quadros de comando”.

Por outro lado, agradeceu a disponibilidade da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), realçando é um parceiro fundamental, atendendo a que “há algumas áreas de formação que a Região ainda não consegue ministrar”.

Em 2016, o SPRCBA e a ENB assinaram um protocolo que prevê a colaboração ao nível formativo.

O curso de Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações faz parte do Plano de Formação 2019 do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde constam novos cursos e um aumento do número de ações destinadas ao efetivo dos corpos de bombeiros dos Açores.

Este ano, foram já realizadas 61 formações para bombeiros, envolvendo 634 formandos.

GaCS/SRPCBA/AP