Notícias • Publicado a 11, Outubro de 2019

Bombeiros dos Açores recebem pela primeira vez formação no combate a incêndios florestais

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou que o curso de Incêndios Florestais - nível I, que está a ser ministrado pela primeira vez nos Açores, vai permitir que a Região esteja “mais preparada para a eventualidade de resolver situações de fogos florestais”, possibilitando também “providenciar auxílio com a qualidade necessária a outras regiões que se deparem com fogos desta natureza”.

“Após uma análise do plano formativo aos corpos de bombeiros da Região, foi detetada uma lacuna, nomeadamente na formação no combate aos incêndios florestais”, disse Carlos Neves, acrescentando que, por esse motivo, “se tornou uma preocupação do SRPCBA organizar esta formação”.

“Numa primeira fase, abrangerá os corpos de bombeiros da Terceira e de São Miguel e, posteriormente, será estendida aos restantes bombeiros dos Açores”, adiantou.

O Presidente do SRPCBA falava durante uma visita ao Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo, onde está a ser ministrado este primeiro curso por formadores da Escola Nacional de Bombeiros, em que participam 16 formandos.

Carlos Neves referiu que “a Região, através do SRPCBA e dos corpos de bombeiros, anteriormente já se prontificou a auxiliar o continente e outras regiões insulares em situações de elevada gravidade”.

“Face a essa realidade, torna-se necessário dotar os nossos bombeiros com a formação e o equipamento adequado para que possam responder de uma forma segura e eficaz a esses pedidos de auxílio”, frisou.

Neste curso são abordados, entre outros, conteúdos como as caraterísticas dos combustíveis florestais, as formas de propagação dos incêndios, as regras de segurança nas manobras de combate a incêndios desta natureza, as várias fases de combate a incêndios, os diferentes métodos de extinção e a forma de atuação dos diversos agentes extintores.

A formação resulta de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros, através de um protocolo assinado entre as duas entidades em 2016, que prevê a colaboração ao nível formativo, nomeadamente em algumas áreas de formação que a Região ainda não consegue ministrar.

O curso de Incêndios Florestais faz parte do Plano de Formação para 2019 do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde constam novos cursos e um aumento do número de ações destinadas ao efetivo dos corpos de bombeiros dos Açores.

Este ano foram já realizadas 68 formações para bombeiros nos Açores.

O curso que está a decorrer na ilha Terceira termina no domingo, estando o próximo marcado para São Miguel, entre 4 e 10 de novembro.

GaCS/SRPCBA/AP