Notícias • Publicado a 12, Novembro de 2019

Bombeiros de Angra do Heroísmo ajudam bebé a nascer em casa

Dois bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Angra do Heroísmo (AHBVAH) e dois elementos da equipa de Suporte Imediato de Vida (SIV) ajudaram esta segunda-feira no parto de uma grávida de 35 anos.

Os bombeiros, que se encontravam de serviço na secção destacada nos Altares, foram chamados às 18h00 para acudir “a uma senhora que provavelmente estaria em trabalho de parto” na sua própria habitação na freguesia das Quatro Ribeiras, concelho da Praia da Vitória.

Segundo Henrique Vaz, um dos bombeiros que auxiliou o parto, a situação aconteceu “muito rapidamente” e em menos de quinze minutos, quando os elementos chegaram ao local, “o menino já estava com a coroa cefálica fora, dando apenas tempo de amparar a saída do bebé que começou logo a chorar”. Logo de seguida, chegou ao local uma equipa da SIV que procedeu ao corte do cordão umbilical.

“O bebé e a mãe encontravam-se bem de saúde”, segundo os bombeiros, tendo sido posteriormente transportados numa ambulância de socorro para o Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (HSEIT).

Esta missão contou no local com o auxílio dos bombeiros da AHBVAH Henrique Vaz e Vítor Ázera e, da parte da SIV, da enfermeira Marta Areia e do tripulante de ambulância de socorro Bruno Espínola.