Notícias • Publicado a 08, Dezembro de 2019

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

A Secretária Regional da Saúde salientou hoje, em Angra do Heroísmo, o investimento que tem sido feito na Proteção Civil e nos Bombeiros dos Açores, destacando a recente aquisição de 22 ambulâncias e de equipamentos de busca e regate em estruturas colapsadas, salvamento e desencarceramento e de proteção individual, bem como a formação. 

“O Plano de Investimentos para 2020, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa, prevê 8,489 milhões de euros para aplicar na prevenção de riscos de proteção civil”, destacou Teresa Machado Luciano, que tem a tutela da Proteção Civil, nas comemorações em honra da Padroeira dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

Os Bombeiros de Angra do Heroísmo participaram, só este ano, em 17 cursos de formação, entre os quais de Sistema de Gestão de Operações – Nível 1, de Formação Inicial em Segurança Operacional para Operador de Serviço de Brigadas de Aeródromo e de recertificação em Salvamento e Desencarceramento.

Até ao final do ano, mais 12 bombeiros de Angra do Heroísmo deverão participar numa ação de formação de Introdução à Informação Geográfica.

Para o próximo ano, está prevista a aquisição de equipamentos para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, a construção dos quartéis da Povoação e do Faial e a ampliação do quartel das Lajes do Pico e da Secção Destacada dos Altares.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, que tem 70 bombeiros e 21 viaturas, respondeu, entre janeiro e novembro deste ano, a 4.310 ocorrências.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores conta com 853 bombeiros e respondeu, nos primeiros 11 meses do ano, a 34.436 ocorrências no arquipélago.

GaCS/SRS