Notícias • Publicado a 16, Janeiro de 2020

Proteção Civil dos Açores continua aposta em 2020 no Curso Inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas para bombeiros

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou que o Curso Inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas para bombeiros vai continuar a ser uma aposta durante este ano.

“Trata-se da primeira etapa de formações relacionadas com a busca e salvamento em estruturas colapsadas, que prepara os bombeiros para atuar em situações como, por exemplo, um sismo ou uma derrocada”, salientou Carlos Neves.

O Plano de Formação do SRPCBA para este ano tem agendados quatro destes cursos, dois quais têm início quinta e sexta-feira na ilha de São Miguel, enquanto os dois restantes serão ministrados, em fevereiro, no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), na ilha Terceira.

Com estas formações serão abrangidos cerca de meia centena de bombeiros dos Açores, nomeadamente da Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, São Roque do Pico e Santa Cruz das Flores, sendo objetivo do SRPCBA, segundo Carlos Neves, “chegar, ao longo deste ano, a mais elementos de outros corpos de bombeiros e a outras ilhas”.

No ano passado, 12 bombeiros de Angra do Heroísmo e 12 da Praia da Vitória receberam esta formação.

“As competências adquiridas ao longo do curso irão contribuir para a evolução e consolidação dos conhecimentos dos nossos bombeiros, especialmente na prestação de socorro e salvamento de vítimas retidas em estruturas colapsadas, o que resulta claramente na qualidade do socorro prestado”, frisou o Presidente do SRPCBA.

Carlos Neves acrescentou que “o objetivo final será a criação de nove equipas especializadas, uma por cada ilha do arquipélago, e de duas brigadas de intervenção em busca e salvamento, estas de nível superior, localizadas em São Miguel e na Terceira, prontas para serem projetadas para qualquer ilha do arquipélago”.

O Curso Inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas é ministrado por quatro formadores do SRPCBA que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos EUA.

GaCS/SRPCBA/AP