Clubes de Proteção Civil • Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico • Publicado a 15, Março de 2016

Vinda da viatura SIV à Escola

De 8 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016, durante aulas de Cidadania, todas as turmas do 3.ºciclo da EBS de São Roque do Pico tiveram oportunidade de tomar conhecimento direto das potencialidades da viatura SIV (Suporte Imediato de Vida).

Após diligências efetuadas pelo Clube de Proteção Civil junto dos responsáveis pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a viatura SIV, ou apenas SIV como é vulgarmente conhecida, deslocou-se por diversas vezes à nossa escola, envolvendo a vinda de um/a enfermeiro/a e de um/a bombeiro/a condutor/a. Estes técnicos procederam a explicações pormenorizadas sobre as suas tarefas e funções dos diversos materiais de suporte imediato de vida que a SIV transporta.

Realce-se que foi dado particular enfase à devida utilização do número de telefone 112. Foi também destacada a sequência de operações de ativação que uma situação de emergência desencadeia, alertando-se os alunos para a importância de informações pormenorizadas durante o contacto telefónico com o 112 e solicitando-se que sejam agentes divulgadores desta mensagem.

As alunas e as docentes responsáveis por este clube agradecem a simpatia e disponibilidade reveladas pelos técnicos envolvidos nas seis vindas da SIV, agradecimentos extensivos aos dirigentes do SRPCBA pela sua excelente recetividade a este nosso projeto.