Riscos

Tecnológicos

Os riscos tecnológicos são eventos acidentais, envolvendo ou não substâncias perigosas, que podem ocorrer em espaço público, equipamento coletivo, estabelecimento ou área industrial, suscetíveis de provocar danos significativos entre trabalhadores, população, equipamentos ou ambiente.

Os riscos tecnológicos estão relacionados com a ação humana, embora em alguns casos ocorram associados a fenómenos naturais. Podemos considerar que surgem com o desenvolvimento das grandes civilizações urbanas do passado, onde o risco de incêndios urbanos ou rutura de barragens já estava presente.

A industrialização e o desenvolvimento tecnológico, ao permitir o aparecimento de novas atividades económicas, contribuíram para o aumento dos riscos tecnológicos face à população, património e ambiente.

Acidentes Industriais

Acidente industrial é um acontecimento causado por emissão de substâncias, um incêndio ou uma explosão de proporções graves, resultante de desenvolvimentos incontrolados ocorridos durante o funcionamento de um estabelecimento, que constitua perigo grave, imediato ou retardado, para a saúde humana e/ou para o ambiente, podendo envolver uma ou mais substâncias perigosas.

Transportes de Matérias Perigosas

São consideradas mercadorias perigosas as substâncias ou preparações que devido à sua inflamabilidade, ecotoxicidade, corrosividade ou radioatividade, por meio de derrame, emissão, incêndio ou explosão podem provocar situações com efeitos negativos para o Homem e para o Ambiente. O transporte de mercadorias perigosas, pelas consequências que podem advir em caso de acidentes, coloca problemas de segurança, necessitando de atenção especial.