Contatos

Sistema de Emergência para Deficientes Auditivos e da Fala

O que é?

Este é um serviço de vídeo-interpretação, em parceria com a Serviin (Serviço de Vídeo Intérprete) que permite colocar cidadãos surdos e ouvintes em comunicação. A comunicação é intermediada por um intérprete licenciado em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que comunica gestualmente com o cidadão surdo em LGP e oralmente com o ouvinte, servindo de intermediário entre os dois.

Os principais objetivos são anular a barreira na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que cidadãos surdos possam contactar o Serviço de Emergência 112 e a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24) de uma forma mais direta e autónoma.

Horário de Funcionamento?

De 2ª a 6ª feira das 7:00 às 22:00, incluíndo feriados

Em caso de emergência fora do horário de funcionamento do Serviço de Emergência ao cidadão surdo, comunique por SMS.

Como funciona?

Como pode o cidadão surdo contactar a SRPCBA

Como auxiliar um cidadão surdo em situação de emergência?

  • Fale olhando nos olhos do utente, toque-lhe calmamente no ombro ou braço se necessário; 
  • Coloque-se de modo que a sua face fique bem iluminada; 
  • Não coloque a mão à frente da boca e não mastigue pastilha elástica; 
  • Fale calma e detalhadamente, mas sem exagero e sem gritar; 
  • Utilize frases curtas; 
  • Dê indicação que vai contactar o Serviin  Durante a comunicação mantenha o contacto visual com o utente sempre que o mesmo olhar para si; 
  • Nunca vire as costas nem converse com outra pessoa sem o informar; 
  • Seja paciente.

Comunique por SMS

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores implementou na Região Autónoma dos Açores um Sistema de Emergência para Deficientes Auditivos e da Fala (SEDAFA), neste, pretende-se disponibilizar um serviço de emergência, utilizando o sistema de SMS (Short Message Service), através dos quais os requerentes poderão pedir socorro através do envio de uma mensagem.

O contacto disponibilizado estará sedeado na Sala de Atendimento e Gestão de Emergências (SAGE), na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde estão centralizados todos os pedidos de socorro da Região.

Para o efeito, os interessados deverão contactar este serviço, através do email srpcba@azores.gov.pt, solicitando mais informações, assim como a ficha de inscrição.

Após confirmação da inscrição, o SRPCBA enviará uma mensagem ao requerente onde disponibilizará o número para o qual deverá ser enviada a mensagem com pedido de socorro, assim como, outras instruções relevantes.