Nota Informativa

Nota Informativa 16/2019

  • 02, Outubro de 2019 às 17:02

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na sequência da passagem do furacão ‘Lorenzo’ pela Região, informa que foi desativado o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores pelas 17h00 de hoje, dia 02/10/2019.

Durante este período, foram registadas 255 ocorrências, nomeadamente, 3 na ilha do Corvo, 28 nas Flores, 82 na ilha do Faial, 55 no Pico, 38 em São Jorge, 11 na Graciosa, 35 na Terceira e 3 em São Miguel, todas resolvidas.

Das várias ocorrências registadas, sobretudo relacionadas com obstruções de vias, danos em habitações, quedas de árvores, inundações e galgamentos costeiros, a destruição de uma parte/troço do molhe e do edifício da Portos dos Açores, no porto das Lajes das Flores assume-se como o maior prejuízo.

Foram realojadas 53 pessoas, na sua maioria na ilha do Faial, e evacuadas cerca de outras 50 por precaução, na zona costeira das Lajes do Pico, estando a aguardar, neste momento, avaliação para regressarem às suas casas, não se tendo registado qualquer vítima.       

O SRPCBA, assim como todo o Governo Regional e entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil,  vão acompanhar todas as situações que resultaram deste fenómeno natural, no sentido de assegurar a reposição das condições de segurança para a população açoriana.

SRPCBA

Imprimir