Vivemos numa sociedade que é sistematicamente confrontada com notícias sobre a manifestação de riscos, quer sejam naturais, antrópicos ou mistos. Lidar com riscos coletivos nas suas diferentes formas e manifestações não é uma atribuição exclusiva do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. É antes uma obrigação e responsabilidade dos cidadãos e das entidades públicas e privadas.

A criação de um momento de discussão e debate de ideias pretende constituir uma plataforma sustentada que nos projete para um novo patamar de curiosidade e inquietação, mas também de esperança no futuro.

Assim, convidam-se à participação neste evento todos cujo interesse e responsabilidade incida na conceptualização e análise do risco, na previsão, na prevenção e mitigação das consequências de catástrofes, nos diferentes domínios desta temática.

Convidam-se também todos os cidadãos interessados e preocupados em assumir as suas responsabilidades na prevenção dos riscos e mitigação das suas consequências aquando da sua manifestação.

Na atualidade, vivemos numa sociedade que é sistematicamente confrontada com notícias sobre a manifestação de riscos, quer sejam naturais, antrópicos ou mistos. Lidar com riscos coletivos nas suas diferentes formas e manifestações não é uma atribuição exclusiva do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores – SRPCBA. É antes uma obrigação e responsabilidade dos cidadãos e das entidades públicas e privadas, em especial quando por atribuição legal ou pelas características das atividades que desenvolvem, têm um papel direto ou indireto neste domínio.

Com o I Congresso Internacional de Proteção Civil – Desafios: Ameaças VS Capacidades - pretendemos criar um momento de discussão e debate de ideias que se constitua como uma plataforma sustentada que nos projete para um novo patamar de curiosidade e inquietação, mas também de esperança no futuro.

Ao ouvirmos as opiniões de personalidades com vasto e reconhecido saber, quer no âmbito da Proteção Civil quer na analise cientifica dos riscos e das ameaças futuras, iremos, por certo promover uma maior consciencialização da sociedade civil e ajudar a orientar a procura de novas soluções e a aquisição de novas competências em todas as entidades com responsabilidade no âmbito da Proteção Civil.

Este evento internacional tem como principal objetivo a promoção da partilha de experiências no domínio da proteção civil. Com efeito, a difusão de conhecimentos, constitui uma das mais importantes e poderosas ferramentas na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e desempenha um papel basilar e estruturante na implementação de mecanismos que conduzem a cidadãos melhor preparados e a sociedades mais resilientes, contribuindo para uma crescente consciencialização do risco e uma melhor perceção do perigo.

A promoção de uma cultura de segurança representa um desafio transversal à sociedade, por envolver os agentes e as instituições de proteção civil e de emergência, e, sobretudo, cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas. Assim, convidam-se à participação, neste evento, todos cujo interesse e responsabilidade incida na conceptualização e análise do risco, na previsão, na prevenção e mitigação das consequências de catástrofes, nos diferentes domínios desta temática tão abrangente e importante para o nosso futuro.

Convidam-se também todos os cidadãos interessados e preocupados em assumir as suas responsabilidades na prevenção dos riscos e mitigação das suas consequências aquando da sua manifestação.

O Congresso Internacional, pretende receber participantes de qualquer parte do globo, com o intuito de estabelecer a partilha e troca de experiencias face a novas realidades, quer ao nível das alterações climáticas, quer ao nível da introdução de novos meios científicos e tecnológicos de monotorização e de combate a estes novos desafios globais e diferenciadores. Esperamos que este congresso venha contribuir para o aumento das nossa competências, para a aquisição de novos conhecimentos e que nos permita atingir um patamar mais elevado no desempenho da nossa principal função “o socorro às populações”.

6 de junho

08:00 - 09:00

Credenciação

09:00 - 09:30

Sessão de Abertura

09:30 - 11:00

I Sessão Plenária: Alterações Climáticas

Moderadora:
• Professora Doutora Maria Manuela Juliano - Universidade dos Açores

Oradores:
• Professor Catedrático Jorge Miranda - Presidente do Conselho Diretor do Instituto Português do Mar e Atmosfera
• Professor Doutor Ricardo Trigo - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
• Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo - Coordenador do Grupo do Clima, Ambiente e Paisagem do Instituto de Investigação e Tecnologia Agrária e do Ambiente da Universidade dos Açores

11:00 – 11:30

Coffee Break

11:30 – 13:00

II Sessão Plenária: Proteção Civil em Portugal

Moderador:
• Coronel Carlos Neves - Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores

Oradores:
• Dra. Patrícia Gaspar - 2.º Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
• Dr. Carlos Castro - Vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Proteção Civil e Regimento Sapadores de Lisboa
• Tenente-Coronel Carlos Morgado - Diretor de Serviços do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa

13:00 - 14:30

Almoço Livre

14:30 – 16:00

III Sessão Plenária: Comunicação em Emergência

Moderador:
• Vasco Pernes - Jornalista da RTP-Açores

Oradores:
• Leonardo Monteiro - Jornalista correspondente da TV Globo do Brasil em Lisboa
• Dr. Celso Paiva - Jornalista especializado em Safety e Security - Rádio Renascença
• Sílvia Reis - Jornalista Editora do piquete da noite da LUSA - Agência de Notícias de Portugal

16:30 – 18:00

IV Sessão Plenária: Gestão dos Riscos

Moderadora:
• Dra. Patrícia Gaspar - 2.º Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Oradores:
• Doutor Rui Marques - Presidente da Direção do Centro Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
• William Paul Gunnels - Diretor do Programa de Resgate, Texas A&M Engineering Extension Service (TEEX)
• Eng. Francisco Fernandes - Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil

7 de junho

09:00 – 10:30

V Sessão Plenária: Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Moderador:
• Dr. Osório Silva - Vice-Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores

Oradores:
• Dr. Luigi D’Angelo - Diretor Operacional para a Coordenação de Emergência do Departamento Italiano de Proteção Civil
• Dra. Patrícia Gaspar - 2.º Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
• Eng. Paulo Moniz - Administrador da Globaleda -Telecomunicações e Sistemas de Informação, SA

10:30 – 11:30

Coffee Break (apresentações por parte das empresas presentes)

11:30 – 13:00

VI Sessão Plenária: Intervenção Psicossocial em Emergência

Moderadora:
• Dra. Carla Lopes - Psicóloga

Oradores:
• Doutor Rui Ângelo - Coordenador Nacional das Equipas de Apoio Psicossocial e Chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social, da Autoridade Nacional de Proteção Civil
• Doutor Miguel Arriaga - Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direção Geral de Saúde
• Mestre Margarida Mota - Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM

13:00 – 14:30

Almoço Livre

14:30 – 16:00

VII Sessão Plenária: Emergência Médica Pré-Hospitalar

Moderador:
• Dr. Luís Mendes Cabral - Médico Anestesiologista com competência em Emergência Médica

Oradores:
• Dr. Nuno Santos - Médico Responsável Clínico do SRPCBA e Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira
• Dr. Nicodemos Fernandes – Médico, Operacional da Equipa de Emergência Pré-Hospitalar da Região Autónoma da Madeira, EMIR e Assistente Hospitalar na área de Cirurgia Geral
• Dra. Filipa Barros - Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica

16:00 – 16:30

Sessão de Encerramento

Descarregar versão PDF

Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo




Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores
Vale de Linhares - São Bento
9701-854 Angra do Heroísmo
Tel.: (+351) 295 401 400
Email: srpcba.cipc@srpcba.pt

Inscrições encerradas