Centro Internacional de Treino AHA

A American Heart Association é a maior e a mais antiga organização voluntária dos Estados Unidos, cuja política de atuação tem como objetivo a investigação, formação e a prevenção das doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

Foi fundada por seis cardiologistas em 1924 e desde então aumentou o seu número de elementos até, atualmente, incluir mais de 22,5 milhões de voluntários e colaboradores. Dentro do programa de atuação da organização, parte das ações desenvolvidas estão diretamente relacionadas com o financiamento de investigação, defesa de políticas públicas de saúde e disponibilização de informação de ferramentas que permitam salvar vidas e/ou melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A principal missão da AHA é ajudar a implementar hábitos de vida saudáveis, livres de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais. O fundamento principal é a melhoria de vida de todos os cidadãos, promovendo uma educação em saúde pública.

A AHA é líder mundial na formação em educação em RCP, para além de ajudar as pessoas a compreender a importância das escolhas de estilo de vida saudáveis, fornece diretrizes de tratamento baseadas em evidências científicas para os profissionais de saúde, garantindo uma melhoria de saúde das comunidades.

O objetivo da AHA até 2020 é desenvolver projetos, estabelecer estratégias e promover hábitos que contribuam para a melhoria da saúde cardiovascular em 20%, e reduzir as mortes por doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral em 20%.

O SRPCBA como Centro Internacional de Treino da American Heart Association

A ligação do SRPCBA à American Heart Association teve início no ano de 2007, através de uma parceria com um Centro de Treino AHA português; tendo desenvolvido, até ao ano de 2012, inúmeras ações de âmbito regional, através da modalidade de cooperação entre entidades,.

Em 2013, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores iniciou os contatos e procedimentos necessários para se tornar um International Training Center da American Heart Association. Após submissão de candidatura, e por cumprimento de todos os requisitos padronizados e definidos por este organismo internacional, foi assinado o Training Site Agreement. Atualmente, o SRPCBA é um ITC certificado até Outubro/2023.

Atualmente o SRPCBA é certificado nas seguintes tipologias de Formação:

  • SBV-D Familiares & Amigos (Comunidade Educativa);
  • Primeiros Socorros;
  • Primeiros Socorros com SBV-D;
  • Instrutores de Primeiros Socorros com SBV-D;
  • SBV-D Leigos;
  • Instrutores de SBV-D Leigos;
  • Primeiros Socorros Pediátricos;
  • Primeiros Socorros Pediátricos com SBV-D;
  • SBV-D Pediátrico;
  • SBV-D Profissionais de Saúde;
  • Instrutores de SBV-D Profissionais de Saúde;
  • Suporte Avançado de Vida Cardiovascular;
  • Instrutores de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular;

Em termos estatísticos, o quadro 1 e figura 1 descrevem o número de cursos da American Heart Association ministrados pelo SRPCBA.

Quadro 1: Total de cursos da American Heart Association ministrados pelo SRPCBA por ano.

 

Figura 1: Gráfico representativo do total de cursos da American Heart Association ministrados pelo SRPCBA por ano.

  

 

Quadro 2: Total de cursos por tipologia de formação da American Heart Association ministrados pelo SRPCBA por ano.

 

 

Figura 2: Total de cursos por tipologia de formação da American Heart Association ministrados pelo SRPCBA por ano.

 

Quadro 3: Total de formandos acreditados pelo SRPCBA como ITC da American Heart Association por ano .

 

  

Figura 3: Gráfico representativo do total de formandos acreditados pelo SRPCBA como ITC da American Heart Association por ano.

  

   

Quadro 4: Total de formandos acreditados pelo SRPCBA como ITC American Heart Association por tipologia formativa por ano.

  

Figura 4. Quadro representativo do total de formandos acreditados pelo SRPCBA como ITC da American Heart Association por tipologia formativa por ano.

 

Projetos

Em termos formativos, e aproveitando o Programa da AHA SBV-D Familiares e Amigos, o SRPCBA no ano de 2016 desenvolveu inúmeras acções destinadas aos cidadãos. De realçar o Projeto SBV-D Comunidade Educativa; procurando difundir a missão de que “cada um pode fazer a diferença e salvar uma vida”. O principal objetivo deste programa é transmitir, ao maior número possível de alunos e cidadãos, os conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam atuar numa situação de Paragem cardiorespiratória num Adulto, Criança e Bebé. Esta ação aborda, igualmente, as manobras que devem ser efetuadas, aquando de uma obstrução da via aérea, bem como transmite os princípios básicos de utilização de um Desfibrilhador Automático Externo.

A formação da American Heart Association tem-se revelado uma mais valia para o do Plano Regional de Desfibrilhação Automática Externa.