O que é?

Trata-se da implementação de uma solução de aviso à população por SMS, constituindo um desígnio nacional e regional que poderá contribuir significativamente para salvaguardar vidas e para reduzir as consequências para os bens e o ambiente.

A decisão de emissão de avisos de proteção civil compete, no patamar Regional, ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), sendo dirigido à população potencialmente afetada pela iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, um aviso de proteção civil destinado a fornecer informação relacionada com o evento ou risco em causa e sobre as medidas de autoproteção a adotar.

A mensagem de aviso é emitida com o remetente “AvisoAZORES” e inclui a referência a um número de atendimento do SRPCBA (+351 295 401 400, acessível nas 24 horas seguintes ao envio do SMS), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem.

O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador e não requer qualquer adesão por parte do mesmo.

Por que motivo é enviado o aviso?

A emissão de avisos à população por SMS é um procedimento de natureza excecional, de modo a não se desvanecer o impacto de uma dada mensagem junto do cidadão. Assim, o SRPCBA privilegia normalmente a utilização de outros canais para aviso à população (de que são exemplo, os seus canais próprios de comunicação, a app “PROCIV Azores” e a difusão de comunicados à imprensa), sempre complementadas com as redes de aviso locais constituídas em cada município e que funcionam sob coordenação dos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil.

Em algumas situações, contudo, é efetuado um aviso por SMS para fornecer ao cidadão informação relativa a uma dada de situação de risco extremo e sobre as medidas de autoproteção a adotar.

Para onde é envido?

  • O aviso por SMS é enviado para as ilhas abrangidas pela situação de risco.

Por quem é enviado?

  • O aviso é enviado pelos operadores de telecomunicações móveis, a pedido do SRPCBA.
  • O remetente das mensagens surge SEMPRE com a designação AvisoAZORES, devendo ser ignorados eventuais SMS de remetentes derivados do indicado.
  • O conteúdo da mensagem é integralmente produzido pelo SRPCBA e não é alterado ou modificado pelos operadores de comunicações.

Quem recebe o SMS?

  • Recebe o SMS quem, no momento em que o SRPCBA solicitou aos operadores o pedido de difusão do aviso, se encontrar nas ilhas abrangidas ou nas suas proximidades.
  • Quem, aquando da emissão do pedido de difusão do aviso não se encontrar nas ilhas abrangidas ou nas suas proximidades não irá receber o SMS.
  • Estão incluídos no envio os clientes de operadores estrangeiros (cidadãos em roaming), sendo para estes casos remetido um SMS em português e inglês.

Como é feito?

  • O SMS é enviado simultaneamente para todos os destinatários, pelo que será normal existir um hiato temporal entre os primeiros e os últimos clientes contactados.
  • A mensagem incluirá referência a um número de contacto que os cidadãos poderão utilizar para esclarecer eventuais dúvidas.

Quanto custa?

  • O sistema não tem custos para os utilizadores.
  • O sistema não requer adesão por parte dos utilizadores.

É possível desativar a receção de SMS?

  • A emissão de SMS de aviso tem um caráter absolutamente excecional, pelo que a sua desativação, embora prevista, não é recomendada por questões de segurança.
  • A desativação da receção de SMS deverá ser solicitada ao SRPCBA, remetendo o formulário disponível para o efeito para o endereço srpcba@azores.gov.pt.