Clubes de Proteção Civil

Escola Básica Integrada de Arrifes

  • São Miguel
  • cpc.ebi.arrifes@edu.azores.gov.pt
  • Um bloco de 90 minutos semanais, em horário de acordo com a disponibilidade de espaço no horário semanal dos alunos.

Objetivo

- Desenvolver atitudes de prevenção e de autoproteção no dia a dia em casa, na escola e na rua;
- Reconhecer a importância da sua segurança e dos demais;
- Limitar as consequências de um acidente;
- Consciencializar as crianças para os perigos na rua e regras de segurança a seguir;
- Sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoproteção a adotar, por parte de professores, funcionários e alunos, em caso de qualquer tipo de acidente natural ou tecnológico;
- Sensibilizar as crianças para a cultura da Proteção Civil, procurando fomentar atitudes e hábitos educacionais conducentes à prevenção de riscos;
- Coresponsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança;
- Conhecer os agentes da Proteção Civil;
- Identificar riscos naturais;
- Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência.

Plano de Atividades

Núcleo Escolar da Covoada:
Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil:
- Ações de sensibilização
- Simulação sísmica
Calendarização:
1 de Março
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Núcleo Escolar do Outeiro:
Atividade:
- Painel informativo
- Simulação / concentração
Calendarização:
Fevereiro e março
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escola Básica Integrada de Arrifes:
Calendarização:
1º Período
- Leitura e exploração de documentos.
- Pesquisa na internet.
- Visionamento de vídeos/PowerPoint.
- Trabalho de grupo subordinado ao tema: Evacuação em caso de sismo ou incêndio. (Turmas 6º A, D e E)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Elaboração de um inquérito sobre regras básicas de segurança e cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo. ( Turma 9º B)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Calendarização:
2º Período
- Palestra ministrada por um elemento da Proteção Civil (Alunos Programa Oportunidade)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Elaboração de um filme educativo sobre o plano de evacuação da escola (Turma 5º B)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Realização de trabalhos diversos;
- Realização de folhetos informativos;
- Realização de um vídeo informativo;
- Realização de uma pequena peça de teatro. (Turma 7º A)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Pesquisa de informação para resolver uma ficha sobre os sismos e atitudes conducentes à minimização dos riscos inerentes a este tipo de catástrofe natural (articulação com CN).
- Análise do plano de evacuação da sala de aula.(Turmas 7º F, G e H)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Realização de trabalhos em PowerPoint sobre “Catástrofes Naturais” (articulação com geografia). (Turma 8º B)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Leitura e análise de um panfleto sobre os sismos e atitudes conducentes à minimização dos riscos inerentes a este tipo de catástrofe natural
- Visualização de uma apresentação com as medidas de autoprotecção em casa e na escola.
- Análise do plano de evacuação da sala de aula. (Turma 8 H)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Pesquisa de informação na Internet;
- Resolução, elaboração, discussão de fichas de trabalho, questionários…;
- Visionamento e discussão de filmes;
- Debate;
- Visitas de estudo em contexto de trabalho;
- Trabalhos de grupo;
- Exposição de conteúdos através de transparências, esquemas, apresentações em PowerPoint, etc.
- Elaboração de um panfleto informativo para a comunidade escolar sobre as diferentes catástrofes. (Turma PROFIJ - Cozinha II)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Aplicação do inquérito a diversas turmas da escola (Turma 9º B)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Simulação Sismica (Comunidade educativa)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Calendarização:
3º Período
- “A proteção Civil visita a nossa escola”
(Palestra ministrada aos alunos por elementos da Proteção Civil dos Açores) (Turma 6º H)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Divulgação dos resultados e apresentação de possíveis sugestões de melhoria. (Turma 9º B)
---------------------------------------------------- #----------------------------------------------------------------------
NOTA: A calendarização está sujeita a alterações de acordo com a disponibilidade dos elementos convidados para a mesma. A planificação ao longo do ano lectivo pode sempre sofrer alterações.

 

 

 

 

Equipa

Coordenador do Clube

Professora Sara Amaral

Outros Membros

Os diferentes agentes escolares (alunos, professores, funcionários, conselho executivo e encarregados de educação).

Estrutura

A Escola Básica de Arrifes de Ponta Delgada é uma unidade orgânica que engloba alunos distribuídos desde a Pré, 1º, 2º e 3º Ciclos. A idade dos alunos está compreendida entre os 3 e os 18 anos.De modo a integrar todos os alunos neste projeto, cada ciclo será responsável por desenvolver uma ou mais atividades no âmbito da Proteção Civil, permitindo deste modo a envolvência e uma melhor sensibilização de todos para o desenvolvimento de um comportamento coletivo de segurança.O Clube de Proteção Civil decorrerá segundo a orientação da professora responsável com o apoio e ajuda dos restantes elemento integrantes desta unidade (conselho executivo, professores, funcionários e alunos), que desenvolverão em parcerias os projetos e trabalhos apresentados no nosso plano de atividades. Permitindo deste modo que os trabalhos de sensibilização ocorram desde a Pré ao 3º ciclo.Periodicamente, os representantes estabelecerão contacto com a professora responsável para fazerem um ponto da situação do desenvolvimento dos projetos e avaliação dos que estarão a decorrer.Sempre que necessário a equipa participante no projeto reunir-se-á para discussão.

Documentos