Formação INEM

 

O SRPCBA como Entidade Acreditada INEM   

 

A ligação do SRPCBA ao Instituto Nacional de Emergência Médica teve início no ano de 1990, através de uma parceria e protocolo de cooperação para formação na área da emergência médica pré-hospitalar. Até ao ano de 1996, foram desenvolvidas várias ações de formação nas tipologias formativas Tripulantes de Ambulância de Transporte, Técnicas de Emergência Médica para Tripulantes de Ambulância (TEM/TA) e respetivas recertificações.

No ano de 2003, depois da realização de um curso de formadores de emergência pré-hospitalar certificado pelo INEM, foi constituida a Bolsa de Formadores do SRPCBA nas tipologias formativas  TAS, RTAS, TAT e RTAT, tendo os mesmos realizado as respetivas recertificação de competências, bem como novos cursos de formadores.

Em 2016, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores iniciou os contatos e procedimentos necessários para se tornar numa entidade acreditada. Após submissão de candidatura, e por cumprimento de todos os requisitos padronizados e definidos por este organismo nacional, o SRPCBA é uma entidade acreditada até 2024.

Atualmente o SRPCBA é certificado nas seguintes tipologias de Formação:

  • SBV-A - Suporte Básico de Vida Audlto;
  • SBV-P - Suporte Básico de Vida Pediátrico;
  • SBV-DAE - Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa;
  • TAT - Tripulantes de Ambulância de Transporte;
  • RTAT - Recertificação de Tripulantes de Ambulância de Transporte;
  • TAS - Tripulantes de Ambulância de Socorro;
  • RTAS - Recertificação de Tripulantes de Ambulância de Socorro.

 Em termos estatísticos, abaixo se descreve os dados estatisticos relativos ao SRPCBA como Entidade Acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

Quadro 1. Número total de cursos por ano acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

 Figura 1. Gráfico com o número total de cursos por ano acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

   

 Quadro 2. Total de cursos por tipologia de formação acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

 

 

Figura 2. Número total de Cursos/ano por tipologia formativa do Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA desde 2016

Quadro 3. Número Total de Formandos por ano  acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

 

  Figura 3. Gráfico com o Número Total de Formandos acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

  

    

Quadro 4. Número Total de Formandos por ano por tipologia formativa acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.

 

 

 Figura 4. Gráfico com o número Total de Formandos por ano por tipologia formativa acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica ministrados pelo SRPCBA.