Projeto

Futuro em Segurança (ACORES-05-1708-FEDER-000019) – Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos

Enquadramento e Objetivos

Vivendo numa sociedade denominada Sociedade de Risco, sistematicamente confrontada com notícias sobre a presença do risco, quer sejam ameaças ambientais, crise económica e financeira, ameaças à saúde e à falta de segurança, torna-se necessário agir sobre este paradigma através de uma abordagem preventiva que contribuirá para a mitigação dos riscos, exigindo novas competências pessoais, fundadoras de uma cidadania ativa, participativa e informada, que deve ser adquirida desde o início do percurso escolar até à idade adulta, onde se integra a população sénior.

O Projeto “Futuro em Segurança – Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos” inscreve-se no programa de sensibilização pública do SRPCBA, e pretende canalizar, como necessidade prioritária, as ações a desencadear nos próximos anos (2019-2020) para as entidades regionais/locais e para os cidadãos da RAA.

Deste modo, este projeto contempla uma abordagem técnico-pedagógica, estabelecendo a ponte necessária entre a criação de uma cultura de segurança e de resiliência, e a comunidade da RAA, permitindo uma interligação com outros projetos ligados à educação e sensibilização para matérias relacionadas com a proteção civil.

O SRPCBA pretende sensibilizar a população açoriana para a temática das alterações climáticas, nomeadamente, através de ações de sensibilização direcionadas particularmente para as especificidades das várias faixas etárias presentes na RAA, como medidas de autoproteção em caso de sismos, ciclones, cheias e derrocadas. No sentido em que, ao saber diferenciar os riscos naturais e os riscos tecnológicos se promove a aquisição de hábitos de segurança, desenvolvendo competências no âmbito da proteção civil.


Destinatários

O Projeto “Futuro em Segurança - Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos”, destina-se à população açoriana desde a idade pré-escolar até à idade sénior.


Meodologia

O Projeto “Futuro em Segurança – Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos” permite enquadrar com ações específicas, com especial enfoque para a ação “PC Escola”, destinado aos alunos das escolas da RAA, dinamizando o respetivo estabelecimento de ensino através do desenvolvimento de atividades de Proteção Civil; e a ação “PC Sénior”, destinado aos idosos que frequentam os centros de dia da RAA, promovendo palestras temáticas sobre diversos comportamentos de risco.

Além do enquadramento das ações mencionadas, o “Futuro em Segurança – Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos”, enquadra o desenvolvimento de atividades e de ações de sensibilização/prevenção junto de todos os cidadãos da RAA, através de palestras, folhetos informativos, seminários ou outro material promocional da missão do SRPCBA.

Neste enquadramento, pretende-se centrar a nossa atenção na comunidade açoriana, abordando temáticas transversais que se adaptem a qualquer idade, atividade profissional, ou local de residência, abrangendo assim toda a população da RAA.


Fontes de Financiamento

O projeto de Investimento “Futuro em Segurança - Abordagem Preventiva para a Mitigação de Riscos” foi aprovado com um investimento total elegível de 113.215,63 €, com uma comparticipação comunitária em 96.233,29 €.