Apoio Operacional

Trilhos - Plano de Rápida Intervenção e Socorro

O Plano de Rápida Intervenção e Socorro (PRIS) surgiu na sequência de várias reuniões entre a Direção Regional de Turismo (DRT) e os corpos de bombeiros de São Miguel, por forma a melhorar os tempos de resposta em caso de pedidos de socorro ou assistência, primordialmente por ativação do Número Europeu de Emergência - 112.

O plano, em implementação e permanente melhoria, passa pela colocação no terreno de postes numerados de 500 em 500 metros, ao longo de toda a extenção dos percursos pedestres homologados pela Região Autónoma dos Açores, bem como, identificação dos caminhos que instersectam os vários percursos pedestres, permitindo chegar à melhor e mais rápida localização do local de origem do pedido de socorro. Pretende-se com esta metodologia diminuir os tempos de espera e acautelar o socorro efetivo no menor tempo possível, conjuntamente com a identificação do melhor caminho para efetuar o salvamento ou a prestação de assistência e quais os tipos de meios que conseguem aceder ao mesmo (ambulâncias, veículos 4x4, ou acesso pedonal).

Em caso de ativação do Número Europeu de Emergência - 112, o pedestrianista pode referir qual o último poste numerado que viu, o que permite identificar e restringir a zona de ação das operações de socorro, identificando ainda que tipo de meios (auto ou pedestes) podem aceder ao local. As adições e alterações à informação aqui publicada, serão comunicadas a todos os corpos de bombeiros da mesma ilha (ou ilhas) onde essa adição/alteração tiver lugar.

Para além da introdução dos postes sinalizados em cada um dos trilhos intervencionados, foi criada informação geográfica para apoio ao planeamento de operações de socorro nestes trilhos, nomeadamente:

- 1 ficheiro para utilização em Google Earth;

- 1 carta em formato digital com a localização dos postes sinalizados e do tipo de acesso aos trilhos com a base cartográfica em fotografia aérea;

- 1 carta em formato digital com a localização dos postes sinalizados e do tipo de acesso aos trilhos com a base cartográfica em topografia (Modelo Digital do Terreno). 

Em algumas das Grandes Rotas as cartas cobrem apenas segmentos do percurso, havendo, por isso, mais peças cartográficas que nos restantes trilhos.