Centro de Formação

O Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA) é um espaço de treino e formação teórico/prática do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Com aproximadamente 5 hectares, comporta um conjunto diversificado de infraestruturas que permitem o treino prático de operacionais dos Corpos de Bombeiros, num vasto leque de cenários representativos da realidade existente na Região Autónoma dos Açores, permitindo também a formação e treino de operacionais e colaboradores de outras entidades regionais.

O CFPCBA detém valências de treino técnico especializado, ao nível da emergência pré-hospitalar, do combate a incêndios estruturais, do combate a incêndios industriais, de intervenção em salvamento e desencarceramento rodoviário, de salvamento em altura, de salvamento em espaços confinados e intervenção em catástrofe.

Pretende-se que o CFPCBA seja um espaço de excelência e cultivo de valores e de aprendizagem de uma verdadeira Cultura de Segurança, destinado à formação e treino dos diversos Agentes de Proteção Civil, mas também aberto à Comunidade em geral.