Notícias • Publicado a 25, Julho de 2017

Bombeiros dos Açores recebem curso de Flashover no Centro de Formação do SRPCBA

O Centro de Formação da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recebeu, entre os dias 18 a 20 e de 22 a 24 de julho, dois cursos de Controlo de flashover de nível I, em estreita colaboração com o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Estes cursos possibilitaram aos bombeiros o contato com o que de melhor se faz no País em termos técnicos, promovendo a troca de experiências entre os Bombeiros da Região e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Nas duas ações de formação estiveram presentes elementos graduados e com responsabilidades na instrução interna nos corpos de bombeiros da Região, permitindo assim que os conhecimentos adquiridos e as experiências trocadas possam ser uma mais-valia nos corpos de bombeiros de origem.

O conhecimento obtido através destes cursos visa contribuir para o incremento da segurança e proficiência técnica, contribuindo ainda para um fomento na confiança dos cidadãos das nossas ilhas, destinatários de todo o esforço diário que os homens e mulheres bombeiro dos Açores dedicam em prol dos seus cidadãos.

No seguimento da política de formação de ativos no âmbito do socorro, particularmente na área dos Bombeiros, estes cursos promovidos pelo SRPCBA potenciam também o Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros, local que detém todas as condições logísticas para a realização de ações de formação desta natureza.

Os fenómenos de flashover, fire gas ignition e backdraft, são fenómenos térmicos passíveis de ocorrer maioritariamente em incêndios estruturais. Estes fenómenos são acompanhados de condições de desenvolvimento muito específicas, conduzindo a uma rápida evolução e progressão das chamas e gases combustíveis, afetando não só os compartimentos e bens, mas também os próprios bombeiros pela elevada radiação e pressão que geram.

Através do protocolo estabelecido entre o SRPCBA e o Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, estiveram na ilha Terceira três formadores para ministrar estes cursos, nomeadamente os operacionais Almerindo Ferreira, Mário Ferreira e Pedro Abreu Santos, aos quais o Serviço de Proteção Civil agradece a pronta colaboração nestas ações.