Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 28, Fevereiro de 2018

Revisão do Plano de Emergência de Proteção Civil está em curso há um ano e será aprovada em breve, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que a revisão do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil, que decorre há cerca de um ano, está já em fase de conclusão, prevendo-se que possa ser aprovada em Conselho de Governo no mês de abril.

“Estamos numa fase de conclusão deste trabalho interno, que será, em breve, enviado para parecer a um conjunto de entidades. Estamos convictos que, no mês de abril, estará em condições de ser aprovada esta revisão do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil, que data de 2007”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter participado nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, promovidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que contaram com a participação de crianças e jovens das várias escolas da ilha Terceira.

“Um dos aspetos que, para o Governo dos Açores, é fundamental tem a ver com a necessidade de fomentar cada vez mais, desde a mais tenra idade, esta ideia de sermos nós, cada um dos cidadãos, a construir estes comportamentos de práticas e de cuidados em relação à Proteção Civil”, destacou Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, o Presidente do Governo apontou o exemplo do ano letivo de 2016/2017, em que foram promovidas cerca de 70 ações em diversas áreas ligadas à área da Proteção Civil nas escolas da Região, envolvendo cerca de cinco mil alunos.

“Neste ano letivo que está a decorrer, vamos ter também, pela primeira vez, Cursos Básicos de Proteção Civil nas escolas, dirigidos, essencialmente, aos Conselhos Executivos e aos responsáveis dos Clubes de Proteção Civil, e que visam reforçar esta cultura de Proteção Civil desde a mais tenra idade”, anunciou.

Vasco Cordeiro salientou ainda que, no âmbito do reforço da articulação entre os diversos intervenientes nesta área, a Região arrancou também com Cursos de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, dirigidos aos agentes com responsabilidade municipal.

Nesse sentido, está prevista a realização de 15 ações de formação em Planeamento e Gestão, abrangendo cerca de 300 agentes de Proteção Civil de todos os concelhos da Região Autónoma dos Açores.

Depois de destacar que estão também planeadas ou em curso diversas intervenções em quartéis de bombeiros da Região, o Presidente do Governo aproveitou as comemorações deste Dia Mundial para deixar uma palavra de saudação e de reconhecimento a todos aqueles que estão envolvidos na Proteção Civil, aos mais variados níveis.

“Gostaria de, neste dia, saudar todos aqueles que, a título individual ou coletivo, constituem este sistema de Proteção Civil, que não é apenas o SRPCBA e que inclui também as corporações de bombeiros, os serviços municipais de Proteção Civil, diversas entidades, como a Cruz Vermelha, e as Forças Armadas que, na nossa Região, têm um papel que todos os Açorianos reconhecem como muito importante e muito meritório”, sublinhou Vasco Cordeiro.

GaCS/PC