Notícias • Publicado a 27, Março de 2018

Suporte Imediato de Vida já respondeu a mais de 16 mil ocorrências

O Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV), que assinala hoje seis anos da sua entrada em funcionamento, foi acionado em 16.691 ocorrências desde a sua implementação e até 31 de dezembro de 2017.

Este serviço, criado a 28 de março de 2012, começou por ter uma viatura na ilha Terceira e outra na Ilha de São Miguel e veio garantir cuidados de saúde diferenciados e melhorar os cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar.

Posteriormente, em outubro de 2012, entrou em funcionamento a SIV Faial, em Setembro de 2013 a SIV Ribeira Grande e em abril de 2014 a SIV Pico, existindo atualmente cinco veículos de Suporte Imediato de Vida em atividade nos Açores.

Este serviço veio colmatar uma lacuna grave na organização da emergência médica, melhorando o atendimento pré-hospitalar na Região Autónoma dos Açores, assim como avançar para um patamar superior de proficiência para que fosse possível garantir uma maior eficácia e qualidade na emergência pré-hospitalar, permitindo transpor ou atenuar a barreira geográfica que separa as ilhas dos Açores.

As SIV são viaturas de emergência pré-hospitalar, tripulados por um enfermeiro e um tripulante de ambulância de socorro, equipados com todo o material necessário para o Suporte Avançado de Vida na doença e no trauma.

Existem atualmente 60 enfermeiros a prestar serviço nos veículos SIV da Região Autónoma dos Açores e 54 Tripulantes de Ambulância de Socorro.

Usufruem de capacidade de transmissão de dados clínicos em tempo real, do local da ocorrência para qualquer computador com acesso à internet, utilizando protocolos de atuação específicos que contém ações autónomas e interdependentes da equipa de emergência.

O veículo possui ainda uma ampla capacidade de comunicação de informações, quer via rádio, telefone e também por videoconferência.

O Suporte Imediato de Vida surgiu na Região Autónoma dos Açores ao mesmo tempo que a Linha de Emergência Médica, o que veio permitir a definição por prioridades de todas as situações de emergência médica, de uma forma equitativa em toda a Região.

SRPCBA/AIC