Notícias • Publicado a 18, Julho de 2023

Proteção Civil realiza exercício “Touro 23” de 15 a 17 de setembro em Santa Maria

Depois de ter sido adiado devido à crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, o exercício “Touro”, organizado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), tem nova data marcada, realizando-se de 15 a 17 de setembro, na ilha de Santa Maria.

Tal como planeado em 2022, será simulado um cenário de meteorologia adversa, com a emissão de aviso meteorológico de nível vermelho para os parâmetros de precipitação, agitação marítima e vento, que terá especial incidência na ilha de Santa Maria.

O exercício decorrerá durante 72 horas, desenvolvendo-se na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com a movimentação no terreno de meios operacionais durante 24 horas (dia 16), tendo por objetivo testar a capacidade de resposta e articulação entre os vários agentes de proteção civil durante as diversas ocorrências que serão desencadeadas.

Todos os pedidos de socorro serão efetuados como se de situações reais se tratassem, sendo simuladas ocorrências relacionadas com obstruções de vias de acesso, transbordo de ribeiras, falhas nas comunicações fixas e móveis, desaparecidos no mar e em terra, necessidade de evacuações preventivas, entre outros incidentes.

Além do SRPCBA, está prevista a participação de mais entidades, nomeadamente dos Corpos de Bombeiros das ilhas Santa Maria e São Miguel (Povoação, Ribeira Grande, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Nordeste), Direções Regionais da Saúde, Obras Públicas, Habitação, Recursos Florestais, Turismo e Agricultura, assim como o Instituto de Segurança Social dos Açores, Laboratório Regional de Engenharia Civil, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

O exercício envolverá igualmente a Câmara Municipal da Vila do Porto, o Comando Operacional dos Açores, bem como a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Cruz Vermelha Portuguesa.