Notícias • Publicado a 26, Setembro de 2023

Governo Regional dos Açores duplica apoio ao CIVISA

Foi hoje assinado um protocolo entre o Governo Regional dos Açores e o CIVISA que assegura um reforço financeiro significativo para a entidade, cujas despesas sofreram um acréscimo com o acompanhamento da recente crise sismovulcânica de São Jorge.

Esse é um dos motivos para que o Governo Regional tenha decidido duplicar o valor atribuído a esta instituição, cifrando-se agora nos 600 mil euros, sendo que uma parte desse valor já foi atribuída e a restante é referente ao ano de 2023.

“Efetivamente o CIVISA presta um contributo de excelência e essencial a todos os açorianos, imprescindível e de valor inquestionável” considerou Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Desporto, e titular da pasta da Proteção Civil.

E prosseguiu: "é tempo de ir ao encontro daquelas que têm sido as preocupações e até reivindicações desta entidade. Neste sentido o Governo Regional procedeu à atualização do protocolo que não era atualizado desde 2019. O acompanhamento da crise sísmica de São Jorge trouxe ao de cima a necessidade imperiosa destes protocolos melhorarem de forma exemplar e o Governo Regional tem essa consciência".

Este valor irá permitir ao CIVISA cobrir as necessidades imediatas, havendo equipamentos que têm de ser substituídos para melhorar a capacidade de resposta, acompanhando a evolução tecnológica, e deve-se também melhorar a rede de transmissão, já que o trabalho de monitorização é contínuo e exige que os dados cheguem em tempo real.

“Tive oportunidade de dizer na visita que fizemos ao instituto em maio que estaríamos dispostos a analisar e ver se seria possível ir ao encontro das expectativas. Inicialmente tínhamos um valor que não iria cobrir todas as necessidades, mas conseguimos duplicar este valor anual”, sublinhou a governante.