Notícias • Publicado a 12, Outubro de 2023

Proteção Civil assinala Dia Internacional para a Redução de Catástrofes com campanha de sensibilização à população

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) irá lançar uma campanha de sensibilização, no âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala anualmente a 13 de outubro, com o intuito de promover e difundir informação direcionada à população, sobre atitudes e comportamentos preventivos a adotar em situações de risco.

Durante a campanha, que decorrerá de 13 a 19 de outubro, serão divulgados todos os dias nas redes sociais do SRPCBA – Facebook e Instagram – diversos conteúdos como, por exemplo, ensinar a organizar um kit de emergência, medidas de autoproteção a adotar antes, durante e depois de tempestades e de sismos, entre outros temas.

“A melhor forma de cada cidadão intervir passa por estar bem informado em relação aos riscos existentes e aos procedimentos a seguir, que podem fazer diferença e, muitas vezes, salvar vidas”, refere o Presidente do SRPCBA.

Além disso, Rui Andrade considera que “a redução de riscos de catástrofes é uma questão complexa, que não deverá ser enfrentada de forma isolada e por isso é necessário combinar conhecimentos e esforços coletivos”, tendo, por este motivo, as 19 Câmaras Municipais dos Açores sido convidadas a associarem-se à campanha, através da divulgação dos conteúdos criados pelo SRPCBA nos seus canais digitais.

O SRPCBA contará também com a colaboração da RTP Açores, Antena 1 – Açores e diversas rádios locais na difusão de mensagens ao longo da semana.

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar governos, organizações e cidadãos para a necessidade de desenvolver ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.