Notícias • Publicado a 13, Fevereiro de 2020

Teresa Machado Luciano destaca igualdade de oportunidades na tomada de posse da Comandante dos Bombeiros da Madalena

A Secretária Regional da Saúde afirmou, na cerimónia de posse de Lisa Melo como Comandante do Corpo de Bombeiros da Madalena, que esta Associação Humanitária é “um exemplo no que diz respeito à igualdade de oportunidades”.

Teresa Machado Luciano salientou que o Governo dos Açores tem assumido a melhoria das condições de trabalho dos 17 corpos de bombeiros do arquipélago como uma prioridade, “investindo em infraestruturas, equipamentos e na formação destes profissionais nas nove ilhas, de Santa Maria ao Corvo”.

“E, não menos importante, concretizou um aumento da remuneração dos bombeiros, decisão ainda sem paralelo na realidade nacional”, frisou a titular da pasta da Proteção Civil.

A Secretária Regional sublinhou a importância dos Bombeiros Voluntários da Madalena no socorro, auxílio e apoio à comunidade do concelho e da ilha do Pico, referindo que, com cerca de 20 bombeiros e 12 viaturas, assegurou a resposta a 1.341 ocorrências em 2019.

“O Governo tem feito, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, um grande esforço no sentido da atualização e do desenvolvimento das competências dos bombeiros”, afirmou, indicando as 11 ações de formação promovidas em 2019 e as 11 ações previstas para este ano.

Teresa Machado Luciano referiu ainda o protocolo assinado esta semana entre a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena, relativo a ações de busca e socorro na Reserva Natural da Montanha do Pico, enaltecendo a intervenção deste corpo de bombeiros na segurança de um local cada vez mais procurado por turistas.

Lisa Melo, 36 anos, é a única mulher comandante de bombeiros dos Açores, depois de ter desempenhado funções de bombeira na corporação da Madalena entre 2004 e 2014.

GaCS/SRS