Nota Informativa • Publicado a 13, Setembro de 2018 às 11:49

Segundo as informações do IPMA, “às 09:00UTC (hora dos Açores), o centro do FURACÃO HELENE (categoria 1), localizava-se a aproximadamente 1885 km a SSW dos Açores. O furacão está a deslocar-se para norte com uma velocidade de 22 km/h prevendo-se que diminua de intensidade durante quinta-feira, passando a classificar-se como TEMPESTADE TROPICAL.

De acordo com a previsão, é provável (probabilidade entre 60 a 70%) que as ilhas do grupo ocidental comecem a sentir os efeitos desta tempestade, a partir da tarde de sábado, dia 15 de Setembro.

Nestas condições, prevê-se a partir da tarde de sábado vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 120 km/h, chuva forte e ondas do quadrante sul entre 6 a 8 metros de altura significativa nas Flores e no Corvo.

Nas restantes ilhas do arquipélago também se prevê um agravamento do estado do tempo, devido à passagem da TEMPESTADE TROPICAL, no entanto será de forma menos significativa.

Assim, prevê-se no sábado, para o grupo central vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 km/h e períodos de chuva forte. No grupo oriental, prevê-se vento do quadrante sul moderado a fresco com rajadas até 50 km/h e períodos de chuva forte.”

O SRPCBA continuará a acompanhar o evoluir da situação, mantendo contacto permanente com o IPMA, tomando as medidas que se considerem adequadas em cada momento.

Nova Nota Informativa será emitida assim que se justificar.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA ( www.ipma.pt ) e a obtenção de eventuais recomendações através dos meios de comunicação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

 

https://www.prociv.azores.gov.pt

https://pt-pt.facebook.com/SRPCBA

https://twitter.com/PROCIVazores

APP PROCIV Azores

 


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança