Nota Informativa • Publicado a 19, Fevereiro de 2019 às 09:31

Nota Informativa 

Vento\Precipitação \ Agitação Marítima 19 a 21 de Fevereiro 2019

 

A depressão JULIA deverá, às 00 TUC de quarta-feira (20 de fevereiro), encontrar-se centrada em45.4N 37.6W a noroeste (NW) do arquipélago dos Açores, a uma distância de cerca de 860 km, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 946 hPa, com deslocamento para este-nordeste (E/NE), provocando um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região.

É esperado, na quarta-feira, vento com rajadas na ordem dos 110 km/h, durante a madrugada no grupo Ocidental, na madrugada e manhã no grupo Central e no grupo Oriental durante a tarde. Em relação à agitação marítima, as ondas deverão atingir os 7 a 8 metros de altura significativa nas ilhas do grupo Ocidental e os 6 a 7 metros no grupo Central.

A superfície frontal, com atividade moderada a forte, associada à depressão JULIA deverá provocar precipitação por vezes FORTE nas ilhas dos grupos Central e Oriental.

Neste sentido o SRPCBA, aconselha a população em geral a afastar-se das zonas costeiras, especialmente nas localidades situadas a norte e oeste, bem como, a tomada das necessárias medidas gerais de precaução relativamente à precipitação e ventos fortes.

Prevê-se que o tempo tenha melhoria a partir de quinta-feira dia 21 fevereiro, voltando a sofrer novo agravamento no próximo sábado dia 23 de fevereiro.

O SRPCBA continua a acompanhar o evoluir desta situação, mantendo o contacto permanente com o IPMA, tomando as medidas necessárias a cada momento.

 

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt (http://www.ipma.pt/)) e a obtenção de eventuais recomendações através dos meios de comunicação do Serviço regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

 

https://www.prociv.azores.gov.pt

https://pt-pt.facebook.com/SRPCBA (https://pt-pt.facebook.com/SRPCBA)

https://twitter.com/PROCIVazores (https://twitter.com/PROCIVazores)


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança