Nota Informativa • Publicado a 16, Junho de 2019 às 21:53

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), relativamente ao período forte de precipitação que se fez sentir no arquipélago durante o dia de hoje (16/06/2019), informa que foram registadas, no total, 36 ocorrências até ao momento. Destas 36 ocorrências, 33 ocorreram na ilha Terceira, 30 no concelho de Angra do Heroísmo (sobretudo inundações de habitações, inundações de via, transbordos de curso de água, vários danos, quedas de árvore) e 3 no concelho da Praia da Vitória.

No caso da ilha de São Jorge, no concelho da Calheta, verificou-se uma derrocada de pequena dimensão que obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, situação prontamente resolvida.

No grupo oriental, registou-se na ilha de São Miguel a queda de uma árvore e na ilha de Santa Maria a queda parcial de uma estrutura de uma unidade hoteleira que estava em reparação.

Informa-se ainda que, na zona oeste da ilha Terceira, entre as freguesias de São Bartolomeu e as Doze Ribeiras, houve necessidade de realojar 9 pessoas, situação resolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA).

Grande parte das ocorrências registadas até ao momento foram prontamente resolvidas pelos bombeiros de Angra do Heroísmo, com a colaboração dos bombeiros da Praia da Vitória, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo, Direção Regional das Obras Públicas (DROP), sob a coordenação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O SRPCBA continua a acompanhar a situação e emitirá nova nota informativa, no caso de surgirem mais informações julgadas pertinentes.


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança