Nota Informativa • Publicado a 19, Dezembro de 2019 às 12:18

Nota Informativa nº 3

Depressão Elsa

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), face à passagem da depressão ‘Elsa’ pelo arquipélago, informa que, desde o início da madrugada de hoje (19/12/2019) e até ao momento, foram registadas dezanove ocorrências.

Das dezanove ocorrências, doze aconteceram na ilha de São Miguel, nove em Ponta Delgada e uma no Nordeste e estão relacionadas com quedas de árvore, quedas de pequenas estruturas e outras situações, como queda de cabos de eletricidade. Na ilha Terceira, as três ocorrências dizem respeito à queda de uma árvore, de uma estrutura e de um cabo de telecomunicações, todas no concelho da Praia da Vitória. No Faial, verificou-se também a queda de uma estrutura e a queda de cabos. As outras situações tiveram lugar em São Roque do Pico, com o registo de obstrução de uma via e, na ilha de São Jorge, a queda de uma estrutura na Calheta.

A maior parte das ocorrências registadas até ao momento foi prontamente resolvida pelos Bombeiros, em colaboração com a Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações (DROPC), a Direção Regional dos Recursos Florestais, os Serviços Municipais de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública (PSP), sob a coordenação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Recorde-se que durante o dia de ontem (18/12/2019) foram registadas sete ocorrências na Região. Nos dois dias e até ao momento não há registo de vítimas.

 

Na sequência das previsões emitidas pelo Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até ao final da tarde desta quinta-feira, o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as seguintes medidas de autoproteção:

    Manter limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência;

      Guardar os objetos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projetados pelo vento;

      Consolidar telhados, portas e janelas;

      Fechar bem portas, janelas e persianas;

      Circular só em caso de necessidade;

      Afastar-se de áreas baixas junto da orla marítima;

      Não praticar atividades relacionadas com o mar;

      Reforçar as amarrações da sua embarcação ou mude-a para local seguro;

      Abrigar os animais;

      Ficar atento às recomendações difundidas pela entidades oficiais e comunicação social;

      Seguir as instruções das autoridades.

 

Aconselha-se a população também a descarregar a aplicação Prociv Azores para o seu telemóvel para que fique a par dos avisos meteorológicos ou a consultar regularmente o site www.prociv.azores.gov.pt.

O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados, caso se justifique.

 

SRPCBA


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança