Nota Informativa • Publicado a 18, Março de 2020 às 17:02

Ponto de Situação da Autoridade de Saúde Regional dos Açores sobre o Covid-19

 

     À data de hoje existem, na Região Autónoma dos Açores, 2 casos diagnosticados de Coronavírus Covid-19.

À data de ontem, 17 de março, existiam na Região Autónoma dos Açores 8 casos suspeitos. Desses, após análise laboratorial, sete revelaram-se negativos.

O caso positivo diz respeito a uma utente da ilha de São Jorge, de 49 anos, clinicamente estável, que se encontra presentemente internada no Hospital do Santos Espírito, na ilha Terceira. Este resultado positivo aguarda neste momento contra-análise por parte do Instituto Dr. Ricardo Jorge.

Nas últimas 24 horas registaram-se nos Açores 15 casos suspeitos. Cinco aguardam resultados das análises, sendo um da ilha Terceira, um da ilha do Faial e três da ilha de S. Miguel.

Nove utentes aguardam colheitas de sangue para análise, um de Santa Maria e 8 de S. Miguel. Existe ainda um caso inconclusivo na ilha Terceira, que será sujeito a nova recolha para processamento laboratorial.

A Autoridade de Saúde Regional está neste momento a monitorizar ativamente 495 pessoas.

Existem neste momento 4 utentes internados no Hospital do Santo Espírito na ilha Terceira, os dois casos positivos e dois casos que terão brevemente alta, após resultado negativo.

Refira-se que a Direção Geral de Saúde, no seu relatório emitido hoje, anunciava 3 casos positivos para Covid-19 nos Açores, o que não corresponde, a esta data, à verdade. A discrepância de números explica-se pelos critérios da DGS em considerar uma pessoa residente nos Açores, mas diagnosticada no continente, como mais um caso positivo para a Região.

GRA/GaCS


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança